Termômetros marcaram temperatura de 38,4ºC na capital amazonense
(Foto: Junio Matos)
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente do ano em Manaus foi nesta terça-feira (17), onde os termômetros marcaram a temperatura de 38,4ºC. O pico foi alcançado no horário de 15h.
O recorde de temperatura máxima já atingido em Manaus registrado pelo Inmet havia acontecido no dia 02 de outubro de 2023, quando os medidores marcaram 39,2°C. A segunda medição com temperatura extrema registrada havia sido em 21 de agosto de 2015, quando a temperatura chegou a 39°C.
No domingo (15), esperava-se que Manaus atingisse 39ºC pela primeira vez neste ano, mas a temperatura chegou a 37,5ºC. No entanto, nesta terça-feira, a cidade superou as expectativas e registrou uma temperatura ainda mais alta.
Segundo a meteorologista, Andrea Mendes, as chuvas estão ficando abaixo da média devido a circulação de massa de ar quente, persistindo na parte central do país, evoluindo para o norte.
“Na região norte temos o período chuvoso e menos chuvoso, o que nós temos é a atuação de um anticiclone, isso vem um pouco pro norte por conta da incursão de uma frente fria ali pela região sul, com isso favorece esses dias quentes (...) com esse calor e com essa umidade, forma as nuvens que nós chamamos de cumulonimbus, que são nuvens de grandes desenvolvimento vertical e horizontal e que tem essa característica, trovoada, rajada e queda de granizo.”
Setembro já marca os dias mais quentes do ano no mesmo mês, no dia 17 de setembro ás 15h foi registrado 38,4ºC em Manaus, no dia 11 de setembro ás 13h foi registrado 38ºC.
Além disso, Manaus também enfrenta uma grave crise ambiental, potencializada pela seca do Rio Negro e queimadas que atingem a Região Metropolitana além de ondas de fumaça ocasionadas pelo fogo.