Ocorrências incluem ônibus destruído na Constantino Nery e queimada em vegetação no São Raimundo
(Foto: Junio Matos/ Arquivo AC)
Manaus registrou diversos focos de incêndio em diferentes zonas da capital entre a tarde e a madrugada, deixando a cidade encoberta por fumaça. As ocorrências mobilizaram o Corpo de Bombeiros e causaram danos materiais no trânsito e em áreas de vegetação.
No início da noite anterior, um ônibus da linha 500, operado pela empresa Viação São Pedro, foi completamente destruído pelo fogo na Avenida Constantino Nery, no sentido Centro-Bairro. As chamas alcançaram árvores do canteiro central e danificaram a estrutura viária ao redor. Motoristas que trafegavam pela via tentaram conter o avanço das chamas com extintores, sem sucesso. Não houve registro de vítimas ou feridos.
Em nota enviada por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Prefeitura de Manaus informou que as causas do incidente no transporte coletivo serão investigadas pelas autoridades competentes para esclarecer a ocorrência.
No início da tarde, outro foco foi registrado em uma área de vegetação no bairro São Raimundo, na Zona Oeste. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência, utilizando 4,5 mil litros de água cada para extinguir as chamas e realizar o trabalho de rescaldo e resfriamento do terreno.
Segundo o tenente Cairo, da corporação, as condições climáticas favoreceram a expansão do fogo. Ele apontou que a ventilação e o período de estiagem na capital aceleram a propagação das chamas pela vegetação ressecada a partir de focos isolados.
Durante a madrugada, por volta das 3h15, os bombeiros também foram acionados para combater um foco de incêndio na Avenida André Araújo. Registros adicionais apontaram ocorrências no Parque das Tribos, contribuindo para a concentração de fumaça perceptível em diversas regiões da cidade.