um sol pra cada

Sensação térmica em Manaus chega a 45ºC nesta terça-feira

De acordo com o Inmet, a previsão para essa semana é de temperaturas mínimas de 26°C e máximas de 36°C até sexta-feira (27). Para o sábado (28) a previsão é que a máxima alcance 38°C

Robson Adriano
online@acritica.com
20/08/2024 às 18:47.
Atualizado em 20/08/2024 às 18:52

Previsão para essa semana é de temperaturas mínimas de 26°C e máximas de 36°C até sexta-feira (Foto: Jeiza Russo)

A noite cai e o frio não desce. Nessa terça-feira (20), de acordo com o site Clima Tempo, a capital está com 36° C, mas a sensação térmica é de 45°C. A tendência após o pôr-do-sol são esses valores aumentarem. Os manauaras vivem o verão amazônico que iniciou em junho e segue até outubro com noites cada vez mais quentes. Na avaliação do mestre em clima e ambiente, Willy Hagi, meteorologista da Meteonorte, “Manaus é uma cidade que vem ficando progressivamente mais quente a cada ano nas últimas três décadas”.

Hagi pontua os fatores para números tão altos de sensação térmica.

“O aquecimento global e as mudanças climáticas explicam uma parte desse aquecimento, enquanto a própria relação da cidade com o seu ambiente responde pelo resto. Como a cidade é pouco arborizada e com muitas construções que também ajudam a aumentar ainda mais as temperaturas e mantê-las elevadas, o resultado que temos é uma das maiores Ilhas de Calor Urbano do país. Sem um plano de adaptação e mitigação muito sério, é certo que o cenário só deve se agravar nos próximos anos”.

De acordo com o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para essa semana é de temperaturas mínimas de 26°C e máximas de 36°C até sexta-feira (27). Para o sábado (28) a previsão é que a máxima alcance 38°C, probabilidade de chuva isolada. Hagi adianta que “as previsões não são otimistas para as próximas semanas”. E acrescentou.

“A falta de chuvas vai continuar em praticamente todo o Amazonas e as temperaturas devem ficar bastante elevadas, o que também deve manter a estação de queimadas na gravidade que está agora”.

Período seco 

O rio Negro nesta terça-feira (20) atingiu a cota de 22 metros e 56 centímetros. Desde o inicio do processo de vazante no dia 23 de junho, vazou quatro metros e 29 centímetros, segundo o Porto de Manaus. O 33º Boletim de Hidrológico da Bacia Amazonas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM-SGB) analisou que a bacia do Rio Negro “está em processo de recessão com descidas médias diárias na ordem de 5 cm em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. Em Manaus, o rio Negro aponta declínios diários na ordem de 13 cm e está 90 cm abaixo da faixa da normalidade”

Willy analisa que a estação seca atual é tão grave quanto a do ano passado.

“A estação seca pela Amazônia de forma geral já é pelo menos tão grave quanto a do ano passado. Na verdade, a Seca Extrema que começou no ano passado não chegou a ir embora de fato em nenhum momento. Tivemos uma última estação chuvosa muito irregular e insuficiente, como é esperado em um período com atividade de um dos El Niños mais intensos do século, então agora estamos vivendo mais uma fase dessa longa Seca”, finalizou.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por