Passado o período de adaptação de 90 dias, os radares iniciam a fiscalização em sete avenidas de Manaus. Segundo David Almeida, mais quatro vias irão receber monitoramento
Sete avenidas de Manaus receberam a instalação dos radares eletrônicos (Foto: Arquivo AC)
O período de adaptação dos radares de velocidade na Zona Oeste de Manaus terminou e a Prefeitura de Manaus se prepara para iniciar a fiscalização nesta quinta-feira (02). Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) ainda deve levar os equipamentos para mais quatro avenidas na capital do Amazonas.
Os radares estão na avenida do Turismo, local escolhido criteriosamente pelo executivo municipal por concentrar a maior quantidade de acidentes de trânsito. Eles começaram a ser instalados no dia 27 de maio e tiveram um período inicial de adaptação de 90 dias, intervalo no qual os motoristas puderam se habituar com o funcionamento do monitoramento, sem o ônus da multa.
O objetivo do executivo municipal é reduzir o número de acidentes e também de mortes causadas pelo excesso de velocidade. Apenas no primeiro semestre do ano passado o número de óbitos foi 160 para 125 mortes do mesmo período de 2023, alta de 28%.
Os dados foram levantados e divulgados pelo IMMU. O instituto afirma que o monitoramento não será a única ação dentro do plano para reduzir o índice na capital, há também campanhas educativas para os condutores entre outras estratégias.
Mais quatro avenidas de Manaus irão receber o monitoramento, totalizando 12 vias.
Em entrevista exclusiva ao A Crítica Notícia especial de fim de ano, exibido nesta terça-feira (31) o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) informou que planeja levar a fiscalização eletrônica para mais quatro avenidas: Coronel Teixeira, Governador José Lindoso, Torquato Tapajós e Grande Circular.
A grande expectativa de Almeida é que a educação e o respeito aos limites de velocidade possam também proporcionar economia aos cofres públicos com redução da entrada de pacientes acidentados nas unidades de saúde.
Avenida do Turismo - Ponta Negra - sentido Complexo Turístico Ponta Negra.
Avenida do Turismo, oposto Condomínio Mediterrâneo I – Tarumã sentido Aeroporto Eduardo Gomes.
Avenida do Turismo / Avenida Thales Loureiro - Ponta Negra sentido Complexo Turístico Ponta Negra.
Avenida do Turismo, oposto ao Residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu Sentido Oeste.
Avenida do Turismo, em frente ao Condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste.
Avenida do Turismo, Escola Municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia - Tarumã sentido Norte.
Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste.