mobilidade urbana

Plano de Intervenção no Trânsito causa dúvidas sobre a eficácia

Na contramão, motoristas do transporte coletivo veem como positiva a mudança viária

Thiago Monteiro
25/01/2025 às 11:06.
Atualizado em 25/01/2025 às 11:06

As mudanças que integram o Plano de Intervenção Rápida no Trânsito estão em vigor desde a terça-feira passada. (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

As mudanças que integram o Plano de Intervenção Rápida no Trânsito de Manaus ainda causam dúvidas e um certo pessimismo de alguns condutores de veículos na capital amazonense. As ações, apesar de anunciadas e orientadas por agentes, demonstram que a adequação da fluidez de automóveis nas regiões ainda precisa de mais organização. 

Para o motorista de aplicativo Lúcio Uchôa, com essa intervenção ainda não foi sentido um resultado positivo nas mudanças que foram propostas em algumas vias da cidade.

“Também não posso dizer que essa intervenção vai dar certo, pois as aulas ainda não começaram. O fluxo de veículos não está normalizado, mas espero que mais para frente, todo esse trabalho tenha um impacto positivo na vida de todos”, afirmou o trabalhador.

O motociclista Eric Pereira alerta que alguns condutores não estão entendendo algumas das mudanças propostas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu).

“Está meio ruim para fazer alguns retornos pela Constantino Nery, então, às vezes preciso refazer as rotas. A minha opinião é que deverei ter uma explicação melhor, principalmente, na sinalização das vias”, pontua o condutor.

 Na contramão das duas opiniões, o motorista de ônibus Rafael Silva comenta que, para o transporte público, a intervenção está trazendo fluidez e mais agilidade no trânsito.

“Está melhorando, mas ainda precisa de mais informações para os condutores, porém, o fluxo está bem mais rápido e dinâmico”, explicou o motorista de transporte coletivo.

Mobilidade Urbana 

De acordo com o especialista em engenharia, gestão e direito de trânsito, Wendell Menezes, as intervenções viárias da capital são necessárias para que a mobilidade urbana seja melhorada, além da fluidez e segurança viária. 

“O órgão de trânsito, com certeza, realizou um estudo prévio para que se pudesse fazer as alterações e somos sabedores que elas, em um primeiro momento, causam um impacto no dia a dia da população, então, se faz necessário, além do estudo prévio, para implementação com um trabalho de educação e orientação para que as pessoas se acostumem com o novo trajeto”, explica o especialista.

Intervenção positiva 

Menezes vê a intervenção nas vias de Manaus como positiva e destaca que  o Executivo Municipal procura melhorar a mobilidade.

“Para quem trabalha com o trânsito, não se pode pensar apenas nos veículos, mas temos que pensar na coletividade, que inclui a mobilidade urbana. Ela não está atrelada somente a circulação dos veículos, mas também do transporte coletivo, do pedestre e do ciclista, então, se o projeto contempla todos, com certeza é uma intervenção positiva", conclui. 

Alterações na Constantino Nery e Torquato Tapajós

Dentre as mudanças, está a ligação direta entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que elimina a necessidade do semáforo próximo à Estação de Transferência 2 (Arena).

A nova alça de acesso, localizada em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), permite que os motoristas sigam direto, seguindo  para a Torquato Tapajós, sem paralisação no semáforo.

O semáforo permanece no local, mas está ajustado para atender, exclusivamente, aos ônibus que utilizam a estação e aos motoristas que precisam acessar a rua Lóris Cordovil, fazendo a conversão à esquerda. As equipes calculam uma redução de 25% no tempo de espera sentido bairro.

A avenida Pedro Teixeira, agora, opera em sentido único (sentido avenida Djalma Batista) no trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. Essa reorganização elimina o contrafluxo, reduz os riscos de acidentes e garante uma circulação mais fluida e segura. 

De forma complementar, a rua da Indústria se tornou o acesso principal ao sentido contrário, conectando quem vem da avenida Djalma Batista para acessar a Constantino Nery. Com a abertura de novos canteiros centrais e a instalação de semáforos, os motoristas podem acessar essas vias, tanto no sentido Centro quanto no sentido oposto.

No trecho sob o viaduto de Flores foi realizado uma adequação geométrica no retorno no sentido  bairro. A intervenção amplia a área de circulação, facilitando o acesso à Torquato Tapajós para motoristas vindos da Constantino Nery.

Melhorias

As mudanças que integram o Plano de Intervenção Rápida no Trânsito estão em vigor desde a terça-feira passada (21) e prometem melhorar,  significativamente, o fluxo de veículos nesses primeiros pontos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por