OBRAS

Pista do Aeroporto de Manaus ficará fechada até janeiro de 2024, das 4h às 12h

Medida é por conta da segunda fase de obras na infraestrutura na pista. Trabalhos na pista serão feitos na área de acesso, sistema de drenagem, sinalizações horizontais e verticais

Robson Adriano
online@acritica.com
16/08/2023 às 17:29.
Atualizado em 16/08/2023 às 18:50

Anuncio foi feito pela Diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo (Foto: Jeiza Russo / A Crítica)

A pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, ficará fechada de 4 de setembro até o dia 8 de janeiro de 2024, nos horários de 4h até o meio-dia. A terceira e última fase começa em seguida e segue até o dia 11 de março para outras intervenções. A medida é por conta da segunda fase de obras na infraestrutura na pista. 

A Diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, detalhou nesta quarta-feira (16) que nessa segunda fase será preciso fechar a pista para manutenção. “Nós vamos fazer intervenções no meio da pista e isso vai até o dia 8 de janeiro. Conseguimos desenhar de uma maneira que não impacte a operação no aeroporto. Todo esse planejamento é feito com todo cuidado”, pontuou.

As obras serão realizadas no setor de infraestrutura da pista na área de acesso dos passageiros conhecidos como taxiway, sistema de drenagem, sinalizações horizontais e verticais e etc. “As obras são para garantir a operacionalidade do aeroporto sem interrupções abrutas como a ocorrida em março desse ano”, disse.

Strougo se refere ao dia 21 de março desse ano quando a pista de pousos e decolagens do aeroporto teve que ser fechada para realização de manutenção corretiva emergencial em um trecho. As atividades no lugar foram suspensas por sete horas. Em virtude da paralisação, setes voos foram cancelados e seis sofreram reajustes de horários.

“A gente precisa fazer obras na pista de voos e decolagens para garantir a continuidade operacional e também a segurança normativa. As obras já começaram desde o dia 19 de junho desse ano. A nossa pista tem dois quilômetros e setecentos metros e hoje estamos operando com mil e oitocentos tudo dentro da normalidade alinhado com as companhias aéreas e cargueiras”, esclareceu Karen.

Alinhamento com companhias

Karen garante que um alinhamento junto das companhias aéreas está sendo realizado para que a oferta de assentos não seja afetada. “O objetivo é que as companhias realoquem os horários dos voos para que se consiga manter a mesma oferta de assentos e disponibilidade de voos e para o horário de funcionamento do aeroporto. A nossa expectativa de cancelamento (de voo) é zero, até o momento”, frisou. 

Sobre um possível aumento nos preços das passagens aéreas para o período em que a pista estiver fechada, Strougo ponderou que o aeroporto não possui gerência sobre a comercialização de passagens para os consumidores finais. “Normalmente a calibragem dos preços vai de acordo com oferta e demanda. Hoje não temos sinalização de cancelamento de voos e esperamos que não haja comportamento diferente para alta ou baixa temporada”, disse. 

Cronograma

Segundo Karen, as obras na pista de pousos e decolagens iniciaram no dia 19 de junho e estarão em andamento até o final de março de 2024, dividido em três fases. “Nessa primeira fase a gente fechou parcialmente a pista e já está em andamento e vai até o início de setembro. Até o dia 8 de janeiro a pista estará fechada. Depois até meados de março vamos conseguir trabalhar sem grandes impactos”, declarou. 

A área do terminal também segue em obras desde janeiro de 2022 e devem ser finalizadas em outubro de 2024.

“A primeira entrega foi em maio com o novo acesso ao embarque doméstico. Um novo embarque internacional com mais conforto. E temos uma série de novas entregas até outubro. É para mexer na infraestrutura para melhorar o fluxo dos passageiros de uma maneira mais eficiente ”, disse a diretora-presidente.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por