MONUMENTO

'Onça triste do Zumbi' vira meme após reinauguração de praça na Zona Leste de Manaus

O monumento erguido na 'Praça do Barcelona' chama atenção pela feição da onça, que mede 7 metros de comprimento. Ideia do artista autor da obra é representar a arte, sustentabilidade e conscientização ambiental

Michael Douglas
online@acritica.com
20/05/2022 às 20:12.
Atualizado em 20/05/2022 às 20:12

Monumento com 'feição triste' foi inaugurado após reforma na praça (Foto: Phil Limma)

Serenidade ou tristeza? Essa é uma pergunta que tem divido as opiniões de quem passa pela Praça do Barcelona, na avenida Cosme Ferreira, entre os bairros São José e Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus. O questionamento inicial é feito por todos que veem o monumento intitulado “Onça Manaó” pela primeira vez. A obra de arte foi colocada no local após a recente revitalização da praça, feita em março deste ano. 

O monumento, criado pelo artista Juarez Lima de Jesus, mede 2,5 metros de altura e 7 de comprimento e “representa a arte, a sustentabilidade e a conscientização ambiental”.

(Foto: Phil Limma)

“Expressão máxima da guardiã da nossa floresta, a onça manaó está aqui com um olhar sereno, respeitoso, mas também, com este monumento, começa uma interação entre o homem e a natureza, que encanta a população e leva a mensagem de preservação”, disse Juarez na época da reinauguração do loca. 

No entanto, ainda que tenham gostado da repaginada na praça, os moradores que passam por ali têm uma outra interpretação da obra, que para alguns, retrata um “felino depressivo”.

“Ela tá meio desanimada, realmente. Na minha opinião faltaram alguns detalhes. É legal para as crianças brincarem, mas podia estar com um olhar melhorzinho”, disse o Operador de Máquina Eliel Sousa.  

“Fizeram a bichinha triste, coitada. Deu um destaque para a praça, que até está mais cuidadinha, mas se a onça estivesse com uma carinha mais feliz, sei lá, talvez o pescoço mais para cima, ia ficar melhor”, afirma o autônomo David da Silva Gama. 

“A gente fala meio que na brincadeira que ela [a onça] só falta chorar. Acho que é por causa do olhar, quem tá meio para baixo, não sei. Claro que não precisava meter ela com um sorrisão no cara, mas assim toda triste também não tá muito legal não”, opina o motorista de ônibus José Cleudeone. 

A “Onça Manaó” virou tema de debate em redes sociais justamente por conta do semblante criado para o animal, que foi chamado de ‘Onça Triste’, ‘Depressiva’, e outro adjetivos. No entanto, há também quem defenda do designer do animal. 

(Foto: Phil Limma)

“Assim, para mim não tem muito problema não. A minha neta está brincando ali, e se ela gostou é porque deve tá bom. Deixa a onça do jeito que está mesmo, não precisa mudar”, afirma a autônoma Monica Fernandes. 

“Tá bonita sim, não tem nada de triste. A reforma deixou a praça com uma cara melhor, e a onça está bonita aqui”, opina a aposentada Lucinda Ferreira.

A reportagem de A CRÍTICA tentou contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), responsável pela revitalização e implantação da “Onça Manaó” na Praça do Barcelona, mas até o momento não obteve retorno.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por