TRAGÉDIA

'O irmão pulou pela janela, ele não': vizinhos relatam momentos de terror em incêndio em Manaus

Segundo vizinhos, um dos filhos de Rafaela Pinheiro Silva ainda conseguiu se salvar do incêndio, pulando do segundo andar da casa. Já o menino de 7 anos, ficou com a mãe

Lucas Motta
12/02/2025 às 12:33.
Atualizado em 12/02/2025 às 14:45

O filho da professora de educação física Karina Nunes ajudou a alertar os bombeiros e tentou conter o fogo com vizinhos, mas a tragédia foi inevitável (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

Três casas foram destruídas e outras cinco ficaram interditadas por causa do incêndio que atingiu o Beco Sucupira na madrugada desta terça-feira (12), em Manaus. Mãe e filho, de 7 anos, morreram juntos no local apontado como origem do fogo.

O cenário na área do bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul, é de destruição. As madeiras das três residências se transformaram em carvão, e muitos dos móveis dos moradores viraram cinzas. O fogo foi notado por vizinhos por volta das 3h30. Foi o filho de Karina Nunes, Caio Vitor, quem percebeu o incêndio e, logo depois, chamou o Corpo de Bombeiros (CBMAM), mas os agentes tiveram dificuldade para acessar a área.

A casa ficou completamente destruída pelas chamas (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


A casa ficou completamente destruída pelas chamas (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

“Como não temos acesso fácil aqui, os bombeiros tiveram muita dificuldade de chegar, e os próprios vizinhos tentaram apagar o fogo. Quebraram os canos aqui no igarapé para impedir que o incêndio se espalhasse para outras casas, mas ainda assim algumas foram atingidas e houve perda total”, comentou a professora de educação física Karina Nunes.

A Águas de Manaus informou que uma rede de pequeno porte foi danificada durante o incêndio e que a equipe da concessionária já atua no local para realizar o reparo da tubulação. O técnico em radiologia Irlândio Souza também fez reparos nos encanamentos de sua casa. Ele e outros vizinhos quebraram os registros de água para encher baldes e combater o fogo. A fiação da casa dele ficou parcialmente derretida.

“Eu estava dormindo, só escutei um estouro. Quando saí, o fogo já estava alto. Foi um desespero, um ajudando o outro. O bombeiro demorou a chegar, mas conseguimos fazer um esforço para pelo menos amenizar”, relatou.

O técnico em radiologia Irlândio Souza se uniu a moradores para tentar controlar as chamas, utilizando baldes de água (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


O técnico em radiologia Irlândio Souza se uniu a moradores para tentar controlar as chamas, utilizando baldes de água (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 Mãe e filho

O fogo começou na casa de Rafaela Pinheiro Silva. Os vizinhos acreditam que o incêndio tenha sido causado por um problema elétrico, possivelmente um curto-circuito, pois as chamas se originaram no segundo andar da residência, onde não havia cozinha. Rafaela morreu carbonizada junto com o filho, Patrick da Silva Queiroz, de 7 anos.

A Escola Municipal Professora Joelma Silva de Oliveira, onde a criança estudava, emitiu uma nota de pesar informando que as atividades da tarde foram suspensas em luto.

“Provavelmente a causa foi essa, porque começou no segundo andar, onde não tinha cozinha. Estamos deduzindo que foi curto-circuito porque a Rafa não fumava. Ele era uma criança linda. O irmão dele se jogou do segundo andar, mas ele ficou junto com a mãe”, contou Karina Nunes.

Cadastro em programas de assistência

O titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, esteve no local e disse que oito famílias foram inicialmente identificadas como atingidas. A pasta já iniciou o cadastro para o auxílio-aluguel e também vai dividir as ações de acordo com a intensidade dos danos sofridos pelas vítimas.

“Para as três famílias que perderam absolutamente tudo, vamos dar uma atenção especial, com apoio em cestas básicas, kits de higiene e limpeza, colchões, geladeiras e ventiladores. As outras cinco famílias, que não tiveram perdas materiais, também serão encaminhadas para receber o auxílio-aluguel”, explicou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por