Sexta-feira Santa

Milhares de fieis participaram da Procissão do Senhor Morto nesta sexta (29), em Manaus

A celebração foi marcada por demonstração de fé entre as famílias

Emile de Souza
online@acritica.com
29/03/2024 às 19:21.
Atualizado em 29/03/2024 às 19:23

A procissão partiu do Santuário de Fátima em direção a Catedral Metropolitana de Manaus, na Praça da Matriz, Centro (Foto: Daniel Brandão)

Aproximadamente 20 mil pessoas se reuniram nesta Sexta-feira Santa (29) para a demonstração de fé na Procissão do Senhor Morto, que saiu às 16h, do Santuário de Fátima em direção a Catedral Metropolitana de Manaus, conhecida como Igreja Matriz, no bairro Centro.

Entre os devotos, há uma forte demonstração de fé que perpassa as gerações, como Fátima Fernandes, 61, que estava acompanhada do neto, Isaac Fernandes,15, para refletir sobre a simbologia da data. 

“Essa fé vem desde sempre, caminhando junto com minha mãe e ela sempre me explicou como é importante acompanhar a caminhada de Jesus. Temos que aproveitar esses momentos, principalmente agora que o mundo está tão egoísta, e nós, sempre querendo depender uns dos outros, nos amar, nos ajudar e passar um pouco do amor de Cristo”, disse Fátima.

A devota Fátima Fernandes participa da procissão todos os anos, tradição que vem desde criança com sua mãe (Foto: Daniel Brandão)

Para o estudante Isaac Fernandes, o sentimento é semelhante ao da avó e também um momento de gratidão.

“Viver esse momento é importante para o caminho espiritual e saber o quanto você é grato pela sua família, pelos seus irmãos, agradecer e construir o seu futuro, sem sair dos caminhos de Deus”, afirma o jovem.

O estudante Isaac Fernandes acompanhou sua avó Fátima durante a procissão (Foto: Daniel Brandão)

Na celebração, as famílias demonstram maior apoio e esforços para superar momentos difíceis, como a aposentada Lindalva da Costa, 69, que disse que missa e a procissão são importantes para estar junto a Cristo, e ao lado da sua irmã Nazaré, com quem vivenciou o luto de suas outras irmãs. 

“Toda a nossa família é católica, e nós nunca desistimos disso. Essa minha irmã que está comigo, ela é freira e tínhamos outras duas irmãs que gostavam muito, mas elas já faleceram e mais um motivo para a gente estar aqui juntas” informou a aposentada.

As irmãs Nazaré e Lindalva da Costa fizeram o percurso apoiando uma a outra (Foto: Daniel Brandão)

Dona Lindalva contou que apesar das dificuldades iria fazer o percurso conforme conseguisse, “vou acompanhar até onde eu puder, eu paro, mas com certeza vou continuar. O espírito de estar aqui é muito bom e temos que aceitar, pois é de Deus”, disse.

Ao final da missa no Santuário de Fátima, o Cardeal Leonardo Steiner, o arcebispo de Manaus, dedicou tempo a ouvir os fieis que buscavam por esse momento, enquanto outros demonstraram amor e respeito beijando os pés da imagem de Cristo crucificado.

(Foto: Daniel Brandão)

Após a celebração, a caminhada finalizou na Igreja Matriz, às 17h, marcando a passagem do Senhor Morto até o local. 

Programação 

Segundo informações divulgadas pela Arquidiocese de Manaus, acontecerá no sábado (30), às 19h, a Vigília Pascal. 

(Foto: Daniel Brandão)

No domingo a programação inicia às 7h30, 10h e às 18h para a celebração da ressurreição do Senhor.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por