Terceiro dia

Mergulhadores seguem nas buscas por desaparecidos do barco Comandante Souza

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que a lista com os nomes dos passageiros não foi apresentada pelo dono da embarcação

Amariles Gama
online@acritica.com
29/07/2024 às 19:52.
Atualizado em 29/07/2024 às 19:53

Buscas começaram já no sábado (27) (Foto: Mário Marcelo/TV A Crítica)

As buscas pelos desaparecidos no incêndio do barco recreio Comandante Souza III chegam ao terceiro dia nesta segunda-feira (29). Ao longo desta segunda, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizaram buscas de mergulho e de superfície no local em que a embarcação pegou fogo, mas não conseguiram localizar nenhum desaparecido.

De acordo com a corporação, as buscas serão retomadas na terça-feira (30) pela manhã e seguirão até o final do dia. Até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros, não foi apresentada pelo proprietário da embarcação uma lista oficial com os nomes dos passageiros, o que dificulta saber a quantidade exata de pessoas desaparecidas.

Em nota divulgada ainda no sábado (27), a Marinha informou que a embarcação levava 12 tripulantes e 64 passageiros. A reportagem entrou em contato com o órgão nesta segunda-feira para saber se o proprietário da embarcação já apresentou a lista de passageiros e se o quantitativo informado sobre passageiros e desaparecidos é preciso, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, estão empregadas na operação de buscas três embarcações com 20 profissionais do CBMAM, entre mergulhadores, especialistas em combate a incêndio, especialistas em altura e especialistas em atendimento pré-hospitalar. Ao todo, 59 pessoas foram resgatadas com vida por equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Resgatados

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até o momento, 19 pacientes, das 23 pessoas feridas no incêndio que foram encaminhadas para unidades da rede estadual de saúde, receberam alta. Outras duas pacientes seguem internadas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e uma delas deve passar por procedimento cirúrgico ainda esta semana. No Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, um paciente segue no hospital, com estado de saúde estável.

Vítimas fatais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou até o domingo (28) a morte de quatro pessoas vítimas do acidente na embarcação. As vítimas foram identificadas como Flora de Oliveira Olar, de 76 anos, Clotilde Cordovil Venâncio, de 65 anos, Zita Plácido Melgueiro, de 51 anos, e Sirene Dias Oliveira, de 70 anos.

A primeira vítima fatal confirmada foi Flora, que morreu, ainda no sábado, enquanto era transferida para um hospital em Manaus. A segunda vítima, identificada como Clotilde, teve o corpo encontrado pelo CBMAM, também no sábado, a 15 quilômetros de distância do local do incêndio.

A terceira morte confirmada foi a de Zita, que teve o corpo carbonizado encontrado na parte de baixo da embarcação. A quarta vítima fatal, identificada como Sirene, estava internada no Hospital João Lúcio, com fratura no punho e na têmpora, e faleceu no domingo, após uma parada cardiorrespiratória.

O acidente

O incêndio no barco recreio Comandante Souza III aconteceu na madrugada de sábado (27), em frente à comunidade Santa Maria, nas proximidades do arquipélago de Anavilhanas. A embarcação saiu de Manaus com destino ao município de Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus).

O fogo teria começado no convés superior e se alastrado rapidamente pelas bagagens dos passageiros. A tripulação não conseguiu controlar o fogo, que causou desespero nos passageiros. O comandante ainda teria levado a embarcação rumo à margem do rio, mas não deu tempo de ancorar para as pessoas desembarcarem em terra, e as pessoas começaram a pular na água, algumas conseguiram pegar o salva-vidas e outras não.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por