HOMENAGENS

Luto no esporte amazonense: Nacional abre sala de troféus para despedida de Ivan Guimarães

Cercado de amigos e familiares, o ex-dirigente do Leão da Vila Municipal recebeu o carinho de muitas pessoas que ele ajudou a moldar ao longo da vida. O radialista e ex-dirigente de futebol faleceu na tarde de terça-feira

Lucas Motta
05/02/2025 às 11:46.
Atualizado em 05/02/2025 às 11:46

A sala de troféus do Nacional FC, um dos espaços mais nobres do maior campeão estadual do Amazonas, foi o local escolhido para abrigar mais um dos símbolos de grandeza do esporte (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

Familiares, amigos e admiradores se despediram do ícone esportivo amazonense Ivan Guimarães na manhã desta quarta-feira (04), em Manaus. O radialista e ex-dirigente de futebol faleceu na tarde de terça-feira por falência múltipla dos órgãos.

A sala de troféus do Nacional FC, um dos espaços mais nobres do maior campeão estadual do Amazonas, foi o local escolhido para homenagear mais uma referência do esporte. Perto de algumas das 43 taças vitoriosas do Barezão, também reluzia a presença de Ivan Guimarães em sua despedida. Cercado de amigos e familiares, o ex-dirigente do Leão da Vila Municipal recebeu o carinho de muitas pessoas que ele ajudou a moldar ao longo da vida.

Um dos conselheiros do Naça, Nazareno Pereira, destacou que não poderia ser diferente com o amigo que dividia a mesma função. A abertura das portas do salão de troféus foi um gesto nobre, um “obrigado” carregado de saudade para quem antes abriu as portas da própria casa e acreditou em um projeto que foi muito além do futebol.

Nazareno Pereira, Conselheiro do Nacional FC, relembra a importância de Ivan Guimarães para o clube e o futebol amazonense (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


Nazareno Pereira, Conselheiro do Nacional FC, relembra a importância de Ivan Guimarães para o clube e o futebol amazonense (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

"Um grande diretor de futebol! A sua história é muito marcante tanto no esporte quanto na outra área, a de radialista. O Nacional sentiu prazer em fazer essa homenagem. Tudo o que acontece e que aconteceu no futebol do Amazonas… o seu Ivan Guimarães faz parte de tudo isso", declarou.

Ivan da Silva Guimarães: Um Legado no Futebol

 Para descrever o profissional, basta recorrer aos fatos da história desportiva. Diretor do Nacional, pentacampeão amazonense e tricampeão do Norte pelo São Raimundo, onde também foi vice-campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Esses são apenas recortes de uma longa jornada construída ao longo dos seus 67 anos de vida.

Para descrever o homem, por outro lado, não é difícil. Para seus filhos, Ivena e Geraldo Guimarães, falar sobre o pai é um exercício de amor. Ela, a caçula. Ele, o mais velho entre os irmãos. Embora tenham vivido épocas diferentes ao lado de Ivan, concordam na mesma definição:

Ivena Guimarães, filha caçula de Ivan Guimarães, destaca as lições deixadas pelo pai e seu impacto na vida das pessoas (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


Ivena Guimarães, filha caçula de Ivan Guimarães, destaca as lições deixadas pelo pai e seu impacto na vida das pessoas (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

"Meu pai foi um exemplo".

Com os olhos cansados pelas lágrimas de despedida, Geraldo tem recebido desde a noite anterior o carinho e os votos de consolo de inúmeras pessoas. Entre as frases de conforto, recorda os momentos vividos com o pai, as risadas e os ensinamentos. A lembrança viva se faz presente na certeza de que aprendeu bons valores, vindos de um bom homem.

"São amigos, jornalistas, médicos, preparadores físicos. Eles dizem ‘se eu sou o que sou, é graças ao Ivan Guimarães’. Ele deixou um legado muito grande, só ajudou e nunca pediu nada em troca", afirmou Geraldo.

Geraldo Guimarães, Filho mais velho de Ivan Guimarães, emocionado com as homenagens prestadas ao pai (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


Geraldo Guimarães, Filho mais velho de Ivan Guimarães, emocionado com as homenagens prestadas ao pai (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 Do outro lado, Ivena reforça as palavras do irmão. Para ela, o pai viverá para sempre no coração dos amigos e familiares. Orgulhosa da trajetória de Ivan, diz que sente mais do que admiração — sente gratidão por ser parte dessa história.

"O que meu pai me ensinou foi ter coragem, lutar e sempre ajudar o próximo. No velório, vi isso tudo de novo: pessoas que eu nunca conheci contaram histórias de como ele foi importante na vida delas. Até na despedida, meu pai me trouxe lições, e por isso sou grata do início ao fim", disse Ivena.

Para quem quiser prestar as últimas homenagens, o salão de troféus permanecerá aberto até as 15h desta quarta-feira. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério Parque de Manaus, no Tarumã, zona Oeste, onde Ivan Guimarães descansará em paz.

 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por