Lotes do Café do Norte são considerados impróprios para consumo, diz Ministério da Agricultura

Três lotes do café produzido em Manaus apontaram impurezas acima do limite estipulado pelo Ministério.

Lucas Motta
online@acritica.com
01/07/2024 às 12:56.
Atualizado em 01/07/2024 às 12:56

(Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)

Três lotes do Café do Norte, comercializados em Manaus, foram classificados como impróprios para o consumo pelo Governo Federal por conter impurezas e matérias estranhas. A lista com todas as 14 marcas reprovadas em oito estados foi divulgada na sexta-feira (28). 

Os lotes 01, 02 e 11 foram desclassificados pelo Ministério da Agricultura por violar a portaria nº 570, que proíbe materiais como grãos ou sementes de outras espécies de vegetais; cascas; paus; areias; torrões e outras impurezas. 

A determinação do Governo Federal é que os produtos sejam recolhidos das prateleiras de vendas dos estabelecimentos comerciais pelo fabricante. No caso dos pacotes de café destes lotes que já foram vendidos, os consumidores podem trocá-los por novas unidades de lotes aprovados. 

A equipe de A Crítica entrou em contato com o Café do Norte e aguarda uma resposta para os questionamentos que foram feitos, um deles é se as unidades reprovadas já foram retiradas de circulação. 

Operação Valoriza

Os produtos desclassificados foram identificados durante a Operação Valoriza, realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, entre os dias 18 e 28 do último mês.

Ao todo, 168 amostras de café foram coletas e 14 marcas tiveram a presença de impurezas detectadas. Além do Amazonas, exemplares de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso também foram reprovados.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por