Em meio ao aumento das chamas, a doméstica Rainara da Silva, 27, decidiu pular no igarapé com os três filhos para conseguir escapar do incêndio. A família está alojada no abrigo da Prefeitura apenas com as roupas do corpo
Rainara e os filhos estão alojados em um abrigo, apenas com as roupas do corpo (Foto: Gilson Mello)
Com a casa em chamas, a doméstica Rainara Souza da Silva, de 27 anos, teve apenas a ação de salvar os três filhos de 1 ano; 7 anos e 10 anos de idade, do incêndio. Para isso, ela teve que pular no igarapé.
"A única coisa que pensei foi em salvar meus filhos, eu coloquei eles na canoa e pulei no igarapé. O momento foi de terror, porque eu pensei ou eu morro afogada ou eu morro queimada e eu prefiro morrer afogada", disse ela.
A casa dela foi uma das 16 residências de madeira, e em palafitas, que ficou totalmente destruída no incêndio ocorrido na noite desta terça-feira (27), no bairro São Jorge, em Manaus.
Rainara Souza e a família estão alojadas no ginásio Ninimberg Guerra, no próprio bairro, onde recebem atendimento da Prefeitura de Manaus. Além dela, outras 16 famílias estão no abrigo.
"Nesse processo, nós realizamos o cadastro de 17 famílias e a partir desse cadastro, nós fizemos o levantamento do perfil de cada família, fizemos a doação de colchões, entrega de produtos de higiene pessoal, além da alimentação e outras demandas que vamos realizar como a emissão de documentos e nascimento, e inserção no auxílio aluguel", explicou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes.
A secretária falou ainda sobre uma campanha que a pasta deve realizar para arrecadar mantimentos como roupas e produtos de higiene para as famílias necessitadas.
"Eu converso com os empresários, toda a população que está sensibilizada que faça essa doação. Nós estamos aqui no Ninimberg recebendo materiais. Muitas famílias só estão com a roupa do corpo e seria importante que a população ajudasse essas pessoas".
Abrigo está recebendo moradores que perderam moradias durante o incêndio
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, seis viaturas de combate ao incêndio e uma ambulância foram encaminhadas para o trabalho de contenção das chamas, situado nas palafitas nas proximidades da rua da Cachoeira.
Foram utilizados 40 mil litros de água para controlar o fogo e 22 bombeiros atuaram na ocorrência. Três pessoas receberam atendimento médico no local. Não houve vítimas fatal.