Obras nas igrejas da Matriz, Nossa Senhora dos Remédios e São Sebastião devem ser concluídas neste semestre, segundo o Iphan
Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi edificada em 1818 (Fotos: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
As obras de reforma nas igrejas de Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, situadas no bairro Centro, zona Centro-Sul de Manaus, ainda não tem previsão de data para a conclusão e entrega para os fiéis católicos. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os templos religiosos serão entregues ainda esse semestre, de maneira paulatina, conforme os serviços estruturais forem concluídos.
A reforma é resultado de uma articulação da bancada federal amazonense da legislatura passada. Foram direcionados cerca de R$ 7.995 milhões para a reforma de três igrejas: dos Remédios, Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião.
A Arquidiocese de Manaus solicitou a obra que conta com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e do Iphan, para a elaboração do projeto de engenharia, arquitetura e orçamento.
Inicialmente, as obras na Matriz deveriam durar 12 meses e na igreja dos Remédios e de São Sebastião, a previsão era de nove meses. Com nova previsão de entrega ainda no primeiro semestre deste ano.
“A nossa previsão, o contrato vai até abril, a previsão que a gente entregue neste primeiro semestre as três igrejas paulatinamente, conforme vão ficando prontas, a gente vai entregando”, pontuou a superintendente do Iphan.
A superintendente do Iphan, Beatriz Calheiro, explica que as três igrejas contam sobre a história do Amazonas. “É importante dizer que como imóveis públicos, imóveis de atividade de concentração das pessoas, elas contam a história da nossa cidade. Tanto da fixação daquilo que tínhamos no período da província quanto do próprio histórico da relação econômica com a Belle Époque. Naturalmente são imóveis que vão se relacionar tanto com a perspectiva religiosa, como a urbanidade da cidade de Manaus”, disse.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1695 (Fotos: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1695 (Fotos: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
A primeira versão da igreja Nossa Senhora dos Remédios foi edificada em 1818 em homenagem à Virgem dos Remédios. O templo religioso foi tombado como Monumento Histórico do Estado do Amazonas pelo Decreto 11.037, de 12 de abril de 1988. Já a igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral de Manaus, foi construída pelos padres Carmelitas em 1695. Pelo Decreto 11.039, de 12 de abril de 1988, o templo religioso foi tombado como Monumento Histórico Estadual.