NO NOVO ALEIXO

'Gigantes da Floresta': Manaus vai ganhar primeiro parque linear e temático em 2023

O parque ocupará uma área de 2,3 quilômetros, em uma trecho de prolongamento do Mindu, na avenida Natan Xavier, bairro Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus

Lucas Vasconcelos
online@acritica.com
24/04/2022 às 13:22.
Atualizado em 24/04/2022 às 13:22

Parque linear terá diversas opções de lazer e ficará localizado no bairro Novo Aleixo (Foto: Divulgação)

“Gigantes da Floresta”. Este será o nome do primeiro parque linear e temático de Manaus que promete ser mais uma opção turística e de lazer para a população manauara.

Previsto para ser entregue em 2023, o parque ocupará uma área de 2,3 quilômetros, em uma trecho de prolongamento do Mindu, na avenida Natan Xavier, bairro Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus. 


De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, o projeto está em fase de desenvolvimento para recomposição do tecido urbano de onde, no entorno,  ficará o parque.

“Estamos na fase de desenvolvimento, em duas frentes distintas. Uma é o trabalho artístico e outra o urbanístico e arquitetônico, que envolve análise do sistema viário e articulação com todas as vias do entorno da intervenção. As imagens apresentadas pelo prefeito David Almeida são desenvolvimento da maquete eletrônica impressa em 3D, para auxiliar na escala adequada e harmonização do parque. São usadas para trabalharmos itens como a declividade dos brinquedos, permitindo acesso a cadeirantes e PcDs”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Ainda conforme Carlos Valente, a obra é multiuso e a maquete auxilia nos detalhes de acessibilidade e inclusão para atender todos os públicos, desde o tipo de material dos mobiliários infantis até o piso emborrachado onde as crianças podem brincar com mais segurança e conforto.

Tema amazônico

O diretor de planejamento do Implurb e um dos arquiteto responsáveis pelo projeto, Pedro Paulo Cordeiro, conta que o parque linear é de múltiplo uso e um trecho será destinado à criação artística e temática dos “Gigantes da Floresta”.

“Serão quatro trechos, indo da Autaz Mirim até a bacia de retenção de águas no Novo Aleixo. Teremos tudo o que um parque linear desta dimensão necessita. Hoje, os moradores da área e entorno não têm espaços públicos de qualidade e acabam forçados a sair da área para praticar atividades físicas, recreativas ou culturais. O parque linear vai integrar tudo isso, criando espaços verdes imersos na cidade, em seus 2,3 quilômetros”, destacou

Pedro Paula ressalta também que as figuras serão em grande escala, baseadas na fauna e flora amazônicas, como onças com 5 metros de altura, jacarés com 30 metros de comprimento e tucunarés com 15 metros de extensão. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos. A área total prevista para intervenção é de 147.453,87 metros quadrados.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por