Fechamento da megastore de Manaus acontece em meio a uma série de outros fechamentos em diversos estados do país. Segundo recente comunicado da empresa, a ideia é priorizar unidades com maior rentabilidade
(Foto: Reprodução)
Um dos refúgios de muitos leitores em Manaus, a Livraria Saraiva, localizada no Manauara Shopping, fechou as portas sem aviso prévio e surpreendeu clientes. A informação foi confirmada pela assessoria do shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul da capital amazonense.
Em maio deste ano, a Livraria Saraiva anunciou o fechamento de seis de suas lojas pelo Brasil. Na ocasião, a empresa também divulgou um prejuízo líquido de R$ 15,2 milhões no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O fechamento das filiais, segundo o comunicado da empresa, estaria relacionado à priorização das unidades com maior rentabilidade. Em 2018, a Saraiva já havia fechado 20 lojas espalhadas pelo Brasil, em uma decisão considerada drástica.
Apesar de afirmar que o encerramento da operação das lojas estaria alinhado com o "seu plano de reestruturação", é sabido que a Saraiva, assim como a Livraria Cultura, são agentes de uma das piores crises do mercado editorial brasileiro.
A reportagem de A CRÍTICA entrou em contato com a assessoria da Livraria Saraiva e questionou se a empresa pretende retomar investimentos locais no futuro, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.