Em Manaus, Canil Rio Negro estreia em exposições e reforça compromisso com a excelência na criação do Fila Brasileiro. Com um trabalho criterioso, criador Neto Jacaré investe na preservação da raça
Para Neto Jacaré, uma das maiores qualidades do Fila Brasileiro é seu instinto protetor. (Foto: Divulgação)
E no coração da Amazônia, um sonho de tornou realidade. O Canil Rio Negro, localizado em Manaus, na AM-010 km 30, é um exemplo de dedicação e paixão pela criação do Fila Brasileiro. Com foco na excelência, o canil busca os melhores cuidados e condições para seus cães, garantindo saúde, bem estar e amplo espaço para se desenvolverem.
A jornada do Canil Rio Negro começou há alguns anos, quando seu proprietário, Netto Jacaré, se apaixonou pela raça ainda criança. "Eu tive contato com o Fila Brasileiro muito novo, fiquei fascinado pela beleza, valentia e lealdade desses cães. Comecei a criar em 1998, quando trouxe meu primeiro cão do Nordeste", afirma.
O Canil Rio Negro segue um processo criterioso para selecionar seus cães de reprodução (Foto: Divulgação)
O Canil Rio Negro segue um processo criterioso para selecionar seus cães de reprodução (Foto: Divulgação)
Para Neto Jacaré, uma das maiores qualidades do Fila Brasileiro é seu instinto protetor.
Agora no início do ano, toda a atenção do canil está na preparação dos três cães escolhidos para participar da exposição que ocorrerá em abril em Manaus. (Foto: Divulgação)
Agora no início do ano, toda a atenção do canil está na preparação dos três cães escolhidos para participar da exposição que ocorrerá em abril em Manaus. (Foto: Divulgação)
O Canil Rio Negro segue um processo criterioso para selecionar seus cães de reprodução. "A seleção de cães Fila Brasileiro feita por nós para cruzamento é um processo cuidadoso e importante para garantir a qualidade e a saúde da progênie", explica Neto.
Os critérios incluem pedigree, conformação física, temperamento equilibrado e certificações reconhecidas. Além disso, a saúde é prioridade, com exames para evitar doenças genéticas como displasia coxofemoral e problemas cardíacos.
A rotina no Canil Rio Negro envolve atenção especial à saúde, alimentação e estrutura. "Nós do Canil Rio Negro cuidamos para que todas as vacinas estejam rigorosamente em dia e contamos com acompanhamento veterinário", afirma o criador.
A alimentação também segue um padrão rigoroso, visando evitar problemas como torção gástrica. "Alimentamos os cães três vezes ao dia, em poucas quantidades divididas durante o dia, com ração super premium da mais alta qualidade." No quesito conforto, cada baia possui amplo espaço, ventilação adequada e piso rústico para proteger as articulações dos cães.
O Canil Rio Negro investe em estrutura, com bebedouros automáticos, baias amplas, limpas e sem piso liso, para não prejudicar as articulações dos grandes cães molossos.
Agora no início do ano, toda a atenção do canil está na preparação dos três cães escolhidos para participar da exposição que ocorrerá em abril em Manaus.
A rotina no Canil Rio Negro envolve atenção especial à saúde, alimentação e estrutura (Foto: Divulgação)
A rotina no Canil Rio Negro envolve atenção especial à saúde, alimentação e estrutura (Foto: Divulgação)
Durante a competição, os cães serão avaliados por juízes especializados, que analisarão sua estrutura, movimentação e padrão da raça.
Além do trabalho de criação, Neto Jacaré quer ampliar o conhecimento sobre o Fila Brasileiro. "Muito em breve, vamos levar alguns exemplares para as escolas de Manaus. Estamos elaborando uma palestra sobre a história da raça, padrão oficial, utilidade do Fila na atualidade, cuidados gerais, enfim, muita informação para a divulgação dessa que foi a primeira raça brasileira reconhecida mundialmente."
O canil também recebe visitas agendadas para que famílias interessadas conheçam de perto os cães e aprendam mais sobre sua criação.