Vida Pet

Fila Brasileiro: beleza, valentia e lealdade

Em Manaus, Canil Rio Negro estreia em exposições e reforça compromisso com a excelência na criação do Fila Brasileiro. Com um trabalho criterioso, criador Neto Jacaré investe na preservação da raça

Tiago Melo
08/02/2025 às 11:43.
Atualizado em 08/02/2025 às 11:43

Para Neto Jacaré, uma das maiores qualidades do Fila Brasileiro é seu instinto protetor. (Foto: Divulgação)

E no coração da Amazônia, um sonho de tornou realidade. O Canil Rio  Negro, localizado em Manaus, na AM-010 km 30, é um exemplo de dedicação e paixão pela criação do Fila Brasileiro. Com foco na excelência, o canil busca os melhores cuidados e condições para seus cães, garantindo saúde, bem estar e amplo espaço para se desenvolverem.

A jornada do Canil Rio Negro começou há alguns anos, quando seu proprietário, Netto Jacaré, se apaixonou pela raça ainda criança. "Eu tive contato com o Fila Brasileiro muito novo, fiquei fascinado pela beleza, valentia e lealdade desses cães. Comecei a criar em 1998, quando trouxe meu primeiro cão do Nordeste", afirma.

O Canil Rio Negro segue um processo criterioso para selecionar seus cães de reprodução (Foto: Divulgação)


O Canil Rio Negro segue um processo criterioso para selecionar seus cães de reprodução (Foto: Divulgação)

"Em 2024, conversei com a minha esposa e minhas duas filhas, que são apaixonadas pelos Filas, e decidimos profissionalizar essa paixão, orientados, na minha opinião, pela maior criadora de Fila do Brasil, a Dra. Ana Raeder. Criamos o canil para preservar e promover essa raça incrível no Amazonas."

A lealdade do Fila Brasileiro

Para Neto Jacaré, uma das maiores qualidades do Fila Brasileiro é seu instinto protetor.

"Eu poderia ressaltar muitas características do Fila Brasileiro, mas gosto muito da sua coragem em defender sua família. O Fila nunca recua em um ataque, principalmente se ele perceber que os donos estão dentro da propriedade. O instinto de proteção da raça é altíssimo e a lealdade do Fila Brasileiro é algo muito peculiar e perceptível. Ele busca a presença dos donos, e ao perceber a chegada de estranhos, se coloca a postos para proteger, com muita coragem e valentia brutal", comenta.

Agora no início do ano, toda a atenção do canil está na preparação dos três cães escolhidos para participar da exposição que ocorrerá em abril em Manaus. (Foto: Divulgação)


Agora no início do ano, toda a atenção do canil está na preparação dos três cães escolhidos para participar da exposição que ocorrerá em abril em Manaus. (Foto: Divulgação)

Seleção rigorosa

O Canil Rio Negro segue um processo criterioso para selecionar seus cães de reprodução. "A seleção de cães Fila Brasileiro feita por nós para cruzamento é um processo cuidadoso e importante para garantir a qualidade e a saúde da progênie", explica Neto.

Os critérios incluem pedigree, conformação física, temperamento equilibrado e certificações reconhecidas. Além disso, a saúde é prioridade, com exames para evitar doenças genéticas como displasia coxofemoral e problemas cardíacos.

Cuidado e bem-estar

A rotina no Canil Rio Negro envolve atenção especial à saúde, alimentação e estrutura. "Nós do Canil Rio Negro cuidamos para que todas as vacinas estejam rigorosamente em dia e contamos com acompanhamento veterinário", afirma o criador.

A alimentação também segue um padrão rigoroso, visando evitar problemas como torção gástrica. "Alimentamos os cães três vezes ao dia, em poucas quantidades divididas durante o dia, com ração super premium da mais alta qualidade." No quesito conforto, cada baia possui amplo espaço, ventilação adequada e piso rústico para proteger as articulações dos cães.

O Canil Rio Negro investe em estrutura, com bebedouros automáticos, baias amplas, limpas e sem piso liso, para não prejudicar as articulações dos grandes cães molossos.

Estreia nas exposições

Agora no início do ano, toda a atenção do canil está na preparação dos três cães escolhidos para participar da exposição que ocorrerá em abril em Manaus.

"A preparação já começou! Iniciamos fevereiro com três dos nossos cães no centro de treinamento do renomado handler Gian Corrêa. Expectativa muito grande para ver o desempenho dos cães, mas acima de tudo com muita humildade, reconhecendo o trabalho e qualidade de vários cães da região Norte que estarão presentes nesse grande evento."

A rotina no Canil Rio Negro envolve atenção especial à saúde, alimentação e estrutura (Foto: Divulgação)


A rotina no Canil Rio Negro envolve atenção especial à saúde, alimentação e estrutura (Foto: Divulgação)

Durante a competição, os cães serão avaliados por juízes especializados, que analisarão sua estrutura, movimentação e padrão da raça.

Divulgação e conscientização

Além do trabalho de criação, Neto Jacaré quer ampliar o conhecimento sobre o Fila Brasileiro. "Muito em breve, vamos levar alguns exemplares para as escolas de Manaus. Estamos elaborando uma palestra sobre a história da raça, padrão oficial, utilidade do Fila na atualidade, cuidados gerais, enfim, muita informação para a divulgação dessa que foi a primeira raça brasileira reconhecida mundialmente."

O canil também recebe visitas agendadas para que famílias interessadas conheçam de perto os cães e aprendam mais sobre sua criação.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por