Segundo Sistema de Segurança Pública do Amazonas, o As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) compõem a linha de frente das ações
Autoridades estaduais reunidas para definir estratégias de segurança durante a Operação Réveillon no Amazonas (Foto: Lucas Motta/A CRÍTICA)
O Sistema de Segurança Pública do Amazonas anunciou nesta sexta-feira (20) que vai intensificar as ações da Operação Réveillon a partir deste fim de semana. As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) compõem a linha de frente das ações.
A operação acontece tanto na capital quanto no interior do Amazonas. Serão 2,5 mil policiais militares distribuídos para atender às demandas: 1,5 mil em Manaus e 800 nos demais municípios. O foco na capital será intensificado nas regiões onde as festas públicas vão ocorrer: Ponta Negra, Alphaville e Orla do Amarelinho. A iniciativa, planejada há meses, contará com os agentes recém-formados, que estão em atividade desde setembro, totalizando mil homens adicionais.
“São policiais envolvidos na operação sem prejuízo às demais que já estão ocorrendo; nos principais pontos de Réveillon, todos estarão policiados com policiamento a pé, em patrulhas e também com viaturas de apoio”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Klinger Paiva.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que 280 agentes estão divididos em grupos de atendimento na capital e no interior do estado, com atuação em dois turnos. O comandante, Coronel Orleilso Muniz, também destacou que eventos privados que utilizam pirotecnia precisam passar por aprovação, revisão e avaliação da entidade.
“O canal adequado é a Diretoria de Atividades Técnicas. Todas as pessoas que desejam realizar shows pirotécnicos ou eventos privados com reunião de público precisam ir até nosso Comando-Geral, na Avenida Codajás, em Petrópolis, para aprovação”, disse Muniz.
A Polícia Civil também atuará na Ponta Negra e no Largo de São Sebastião, com delegacias móveis e centrais de flagrantes reforçadas para atender qualquer tipo de demanda iniciada pelas forças de segurança e pelos bombeiros. A operação será mantida durante todas as festividades, embora a expectativa seja de um número menor de ocorrências.
O titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, destacou ainda que uma das grandes preocupações do estado é o alto número de motoristas que dirigem sob o efeito de álcool. Almeida informou que a maioria dos acidentes registrados entre o Natal e o Ano-Novo está relacionada à embriaguez ao volante, motivo pelo qual o reforço das operações do Detran-AM foi iniciado na segunda-feira (16).
Segundo o diretor-presidente do departamento, Wendell Waughan, há apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para que as ações integradas sejam conduzidas com “mão forte” no empenho de coibir e punir infrações registradas durante o período de fiscalização. Todo o efetivo do Detran-AM foi mobilizado para a operação e atuará em dois turnos, com foco nas vias de maior fluxo de veículos.
“Identificamos que o maior número de acidentes de trânsito ocorre devido à imperícia, imprudência, ingestão de álcool e ao não uso do capacete. Pedimos a colaboração dos motoristas para que obedeçam ao que a legislação permite; seremos incansáveis em coibir os atos delituosos de quem age de forma errada na condução”, afirmou Waughan.