Arquiteta e urbanista sonha por uma cidade mais arborizada
'Manaus precisa de tantas mudanças e, falo pelas pessoas que necessitam em especial: uma grande melhoria no transporte público; e que Manaus tenha em todos os bairros, parques ou praças que sejam agradáveis e convidativas para seus moradores' - Elaine Lima, Arquiteta e urbanista (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
Nome: Elaine Lima
Nascimento: 16/10/1965
Profissão: Arquiteta e urbanista
Lembrança de aniversário marcante: Festa dos 50 anos, celebrada com família, amigas e uma trilha sonora eclética, que ia de sertanejo a Ed Sheeran.
No coração de Manaus, onde a floresta se encontra com a urbanidade, vive Elaine Lima, arquiteta e urbanista, nascida em 16 de outubro de 1965.
A sua vida é uma verdadeira ode à cidade que a acolheu, uma relação profunda e intrínseca com a capital amazonense. Elaine mora em um dos condomínios mais arborizados da cidade, como a própria arquiteta ressalta, na fronteira entre os bairros Adrianópolis, Parque Dez, e com conjunto Morada do Sol, onde se sente em harmonia com a natureza.
Elaine já teve a oportunidade de explorar várias cidades ao redor do mundo, mas sempre retornou a Manaus. “Isso é um pouco da curiosidade do arquiteto. Conhecer o mundo não apenas pelo prazer de viajar, mas também para contemplar paisagens e explorar culturas. Nasci enraizada em Manaus, na sua simplicidade de viver, a cultura e a culinária me encantam”, explica Elaine.
Para a arquiteta, a energia da cidade é única, algo que se sente na convivência com amigos e familiares.
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
Entre seus locais favoritos, a arquiteta e urbanista destaca a Praça do Largo São Sebastião, um espaço que representa a diversidade e a vitalidade de Manaus. “Aquele lugar me representa muito, com o Teatro Amazonas, cafés, bares e o artesanato local. Sento em um café em frente ao teatro e apenas contemplo a vivacidade do lugar”, revela a amazonense que tem orgulho de sua cidade natal
Peixe preferido
A culinária manauara também ocupa um lugar especial no seu coração de Elaine. “Meu prato preferido é o tambaqui assado na brasa com farofa de banana pacovã. É um peixe de sabor único, e o açaí é meu jantar de final de semana”, confessa.
Ao ser perguntada se pudesse dar um presente de aniversário para Manaus, Elaine conta sobre o seu sonho. “O que eu quero para Manaus é quase utópico. Calçadas arborizadas, onde se possa andar livremente, sem interferências de degraus, lombadas ou motos. Isso seria um verdadeiro presente”, pondera Elaine.
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
A arquiteta manauara acredita que a cidade precisa de melhorias significativas, especialmente no transporte público e na criação de parques e praças em todos os bairros.
Elaina destaca ainda que escolha pela arquitetura surgiu de uma admiração pela mãe, que construiu várias casas. "Aquilo me encantou. Tinha um orgulho enorme dela. A arquitetura é vida e eu amo o que faço", finaliza ressaltando o seu amor por Manaus, que continua a desenhar não apenas edifícios, mas também o futuro da cidade que sempre chamou de lar.