Evento é gratuito e acontece no posto de vistoria do Detran, no bairro São Francisco
Um dos carros da exposição, o Opala, que completa 55 anos este ano, ao longo do tempo apresentou as versões: standart, luxo, gran luxo, opala SS, caravan (Foto: Divulgação)
Os amantes e admiradores de carros antigos poderão compartilhar histórias, experiência e ter acessos a serviços neste fim de semana. Neste domingo (12), a partir de 8h, no posto de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran – AM) situado na rua Walter Zuani, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus, será realizado o segundo Encontro de Carros Antigos. A exposição segue até o meio-dia e a entrada é gratuita.
A exposição é realizada em parceria com o Detran-AM e os expositores terão acesso a serviços disponibilizados pelo departamento inerente aos veículos. O organizador da exposição, Thiago Guimarães, explicou que além da expor os carros, o objetivo também é ajudar as pessoas que necessitam do serviços do órgão de trânsito, como vistoria, documentação e regularização mas não tem tempo durante a semana.
“Já é a segunda edição que a gente faz com o Detran – AM. A primeira foi um sucesso e a galera pediu novamente. Nem todo mundo durante a semana pode ir no posto de vistoria do Detran – AM pois funciona de segunda a sexta-feira. Sábado e domingo não. Nessa exposição, a gente vai também expor carros e ajudar as pessoas que queiram ir, tanto para ver quanto para ter acesso aos serviços”, disse Guimarães.
Para Guimarães o encontro proporciona momentos de interação entre os apaixonados por veículos antigos que aproveitam da oportunidade para compartilhar histórias e trocar experiências. “As pessoas gostam. Você não vê mais esses carros rodando. Quando se faz um evento como esse, é a oportunidade de tirar os carros da garagem e mostrar e mostrar esses carros que ainda existem em Manaus, que foram carros de época. É uma volta no tempo”, pontuou.
Apaixonado pelo fusca
Guimarães se diz apaixonado pelo Fusca desde o dia que viu a própria irmã chegar no casamento dela nesse modelo de veículo. “Sou amante de fusca. A minha irmã quando casou ela chegou na igreja com um fusca e até hoje tem essa foto. E quando eu vi me tornei amante do fusca”, disse. Para essa segunda edição realizada no domingo (12), ele espera em média 200 pessoas. “A gente se encontra e fala sobre os carros antigos, peças e trocamos ideia. É para reencontrar os amigos”, complementou.
A expectativa para esse segundo encontro é das melhores. “A primeira edição foi um sucesso e acho que a segunda vai ser mais sucesso ainda. Quero agradecer também o presidente do Detran – AM, o Rodrigo de Sá, que deu essa oportunidade. E o diretor técnico que é o David Fernandes que estão apoiando nossos eventos e aproximando mais o Detran com a temática do carros antigos”, complementou.
Comemoração
Para o mês de novembro, Guimarães adiantou que está prevista a comemoração de 55 anos do carro Opala, produzi entre os anos de 1968 até 1992 pela Chevrolet e ao longo do tempo apresentou as versões: standart, luxo, gran luxo, opala SS, caravan, comodoro e diplomata. O ultimo exemplar Opala foi fabricado no dia 16 de abril de 1992 e marcou a unidade de número 1 milhão. O dia, horário e local da comemoração serão divulgados em breve nas redes sociais.