Nos dez cemitérios da capital amazonense, são esperados 500 mil pessoas neste sábado de Finados
São João Batista é um dos cemitérios mais visitados por familiares e amigos. (Foto: Paulo Bindá/A Crítica)
Aproximadamente 500 mil pessoas deverão passar pelos dez cemitérios da capital neste sábado (2), no Dia de Finados. Nos Cemitérios de São João Batista, na zona Centro-Sul, e Nossa Senhora da Aparecida, na zona Oeste, são os locais que estão com o maior fluxo de visitantes.
Para a advogada Maria Aidê, a data é uma importante tradição católica, onde as pessoas visitam familiares, rezam e prestam homenagens.
Advogada Maria Aidê destacou a importância da data e a tradição católica. (Foto: Paulo Bindá/A Crítica)
A aposentada Ivaneide Nascimento, 78 anos, que perigrinou do bairro Santa Etelvina, na zona Norte, até a Centro-Sul, explica que todos os anos visita as sepulturas de familiares no cemitério São João Batista.
"Sempre venho visitar meus pais, tios e padrasto. Essa é uma data muito triste, pois as pessoas que eu amava já foram embora e estou quase sozinha", contou a idosa.
A Prefeitura de Manaus realiza nesta data uma grande operação nos cemitérios municipais, para receber o público do Dia de Finados.
Uma ação foi programada com mais de 900 servidores e parceiros como: Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar, para garantir a organização, segurança e conforto dos visitantes.
Confira algumas imagens do repórter fotográfico Paulo Bindá/A Crítica: