Alagamentos e deslizamentos de terra foram registrados ao longo do dia pela prefeitura
Chuva em Manaus iniciou cedo neste domingo (Foto: Junio Matos)
A chuva que iniciou na manhã deste domingo (5) e segue em curso em algumas regiões de Manaus provocou nove ocorrências até esta tarde, segundo informe da Prefeitura de Manaus. O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) registrou os incidentes por meio do Disque 199, da Defesa Civil Municipal.
Entre os sinistros, houve um deslizamento de terra, três alagamentos, o desabamento de uma passarela na Zona Norte, a queda de uma casa e um incêndio na zona Leste, erosão na zona Sul, rachadura de residência e deslizamento de barranco na Zona Norte. As ocorrências foram atendidas por equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec).
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.
Nesse sábado (4), a chuva chegou a provocar falta de água em dezenas de bairros de Manaus. A razão foi uma falha elétrica nas estações de tratamento da Ponta do Ismael, localizadas no bairro Compensa, zona Oeste da capital. O serviço foi reestabelecido às 9h da manhã e a água retornou gradualmente ao longo das horas seguintes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados do Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão estão sob alerta laranja de chuvas intensas até às 10h desta segunda-feira (6), com chance de um índice pluviométrico de 100 milímetros e ventanias de até 100 quilômetros por hora. O Inmet prevê que o mês de janeiro no Brasil será de chuvas dentro da média climatológica e, em algumas ocasiões, acima da média, em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste.