NA BEIRA DO ABISMO

Casas correm risco de desabamento após cratera gigante invadir rua na Cidade Nova

Situação piorou ainda mais depois de fortes chuvas na capital amazonense. Até ontem (13), a Defesa Civil afirmou que registrou 30 ocorrências em decorrência do temporal

Amariles Gama
online@acritica.com
14/02/2024 às 13:47.
Atualizado em 15/02/2024 às 09:10

(Foto: Márcio Silva/A CRÍTICA)

Moradores da rua Albânia, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, temem por suas vidas desde que uma cratera se abriu e vem invadindo a rua, causando riscos de desabamento. A situação piorou ainda mais depois das fortes chuvas que caíram na capital amazonense nos últimos dias. Até ontem (13), a Defesa Civil afirmou que registrou 30 ocorrências em decorrência da chuva.

A situação da casa da moradora Nathália da Costa é uma das mais preocupantes, pois está a poucos metros da cratera que se abriu na rua Albânia. Segundo a Defesa Civil, o local já havia recebido atenção do órgão em junho de 2023, e agora enfrenta uma erosão progressiva devido às fortes chuvas, que acabou causando o desabamento da rua.

(Foto: Márcio Silva/A CRÍTICA)

Com o avanço dessa erosão, a casa de Nathália já está à beira do barranco, que a cada dia avança ainda mais pela calçada. Segundo Nathália, a Defesa Civil esteve no local ontem (13) e fez um alerta, afirmando que os moradores receberiam um auxílio-aluguel para sair do local. No entanto, a moradora afirma que teve que providenciar uma nova moradia por conta própria.

“Não tem nenhuma informação. Eu estou esperando laudo deles, porque eles não deram o laudo da minha casa e nem nada. E o aluguel, eu mesma saí por conta própria, eu que estou pagando, fiz a minha mudança por conta própria”, relatou a moradora.

O barranco vem aos poucos destruindo parte das ruas e ameaça as residências do local (Foto: Márcio Silva/A CRÍTICA)

Ela afirma que não apenas a casa dela corre risco de desabar, mas também outras casas vizinhas, além de uma igreja frequentada pela comunidade que está sendo levada pela erosão. Segundo a moradora, a rua também está com rachaduras e corre risco de novos desabamentos.

“Uma erosão enorme e que já vem sendo negligenciada há bastante tempo, e a gente vem alertando”, destacou Nathália.

(Foto: Márcio Silva/A CRÍTICA)

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg) afirma que atendeu a essa ocorrência e que algumas famílias foram realocadas para habitações temporárias com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a fim de resguardar os moradores.

Segundo a Defesa Civil, outras ocorrências registradas ao longo do dia incluíram deslizamentos de terra e alagamentos em várias áreas da cidade, como no bairro Jorge Teixeira.

O órgão informou ainda que está monitorando de perto a situação dos igarapés, cuja obstrução tem contribuído para as inundações. Medidas de limpeza e desobstrução estão sendo coordenadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por