LUTO

Amazonas perde a luta e o compromisso do professor Menabarreto Segadilha França

Idealizador de medida que levou médicos ao interior do Amazonas, Menabarreto deixa legado pelo SUS e movimentos sociais

acritica.com
26/12/2022 às 09:09.
Atualizado em 26/12/2022 às 13:21

Professor foi um dos maiores defensores do SUS em nosso Estado (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

A medicina e os movimentos sociais no Amazonas estão de luto. Faleceu, neste domingo, o professor universitário aposentado e militante social Menabarreto Segadilha França.

Defensor ativo do Sistema Único de Saúde no Amazonas e mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Amazonas, o professor Menabarreto foi o idealizador do Internato Rural do curso de Medicina da Ufam, que completou 35 anos de fundação este ano. Por meio da prática, alunos finalistas vão para o interior do Estado prestar atendimentos à população, suprindo uma carência histórica de atendimento de saúde.

A morte de Menabarreto foi lamentada por diversos nomes importantes da medicina e da política amazonense. O ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa,  ressaltou a importância de Menabarreto para a saúde pública no Estado. "A maior presença médica no interior do Amazonas, hoje, devemos à visão do Professor Menabarreto Segadilha França. Leva nosso respeito e admiração, leva a nossa amizade e fortalece nossa crença e esperança no coletivo, no SUS", publicou Cleinaldo.

"Sua luta sempre foi a defesa do SUS, da educação de qualidade, do meio ambiente preservado, do controle social e da formação de médicos com competência universal e compromisso social regional. Jamais desistiu de lutar pela saúde da população do interior do Amazonas.”, ressaltou a chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Ufam, Heliana Feijó.

Para o superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, Juscimar Carneiro, Menbarreto foi um professor de personalidade forte, que atuava com independência de ideias e livre arbítrio. "Defensor incondicional da atenção primária e da visão não hospitalocêntrica, também era o ponto de equilíbrio entre as diversas facções ideológicas dentro da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário", destacou ele.

Com atuação nos movimentos sociais, ele também foi lembrado por políticos do Estado. "Menabarreto será sempre lembrado como um incansável militante atuando na luta em defesa do SUS, da saúde, principalmente, no saneamento básico à população, nos direitos humanos, na educação e diversos temas de impacto na população de nosso Estado", publicou o deputado federal Zé Ricardo. 

"O professor Menabarreto era daqueles homens cada vez mais raros que vivem o que pregam e que abrem mão de qualquer apego material para entregar a sua vida ao seu desejo de servir", postou também o deputado federal Marcelo Ramos, que disse ter iniciado a vida política na universidade inspirado e acompanhado pelo professor. "(...) encontrei um professor do curso de Medicina que levava seus alunos para realizar trabalho de medicina preventiva e cidadania nas periferias de Manaus. Sugeri a ele que agregássemos alunos de direito a sua iniciativa. Voluntariamente passamos a ir uma vez por semana em comunidades muito carentes. Ensinávamos um pouco e aprendíamos muito com a experiência de vida desse povo sofrido, além de alimentar na nossa alma o desejo de servir".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por