COMBATE AO FOGO

Agentes do Ibama iniciam combate a incêndio em Iranduba que causa fumaça em Manaus

Os coordenadores da operação consideraram o primeiro dia de combate um sucesso, pois conseguiram conter a "cabeça" do incêndio, que era responsável pela emissão de grandes colunas de fumaça que afetaram a cidade de Manaus nos últimos dias

acritica.com
online@acritica.com
05/10/2023 às 13:50.
Atualizado em 05/10/2023 às 13:50

(Foto: ASCOM/IBAMA)

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PREVFOGO), deram início às operações de combate direto a um incêndio florestal no município de Iranduba, vizinho de Manaus, no Amazonas.

A equipe iniciou suas atividades no início da manhã desta quinta-feira (5), direcionando-se para a área de fronteira da linha de fogo. Utilizando equipamentos específicos conhecidos como "sopradores", os agentes removeram folhas e outras vegetações que poderiam servir como combustível para as chamas.

Os coordenadores da operação consideraram o primeiro dia de combate um sucesso, pois conseguiram conter a "cabeça" do incêndio, que era responsável pela emissão de grandes colunas de fumaça que afetaram a cidade de Manaus nos últimos dias.

A equipe de combate agora se concentra na avaliação do restante da linha de fogo, que apresenta menor intensidade. Além disso, foi relatado que a equipe se mudou para a Vila de Janauray, onde está alojada na Escola São José, permitindo que fiquem mais próximos da área do incêndio. A permanência da equipe será mantida até que o incêndio seja completamente extinto.

(Foto: ASCOM/IBAMA)

O IBAMA informou ainda que está aguardando a chegada de servidores no dia 5 de outubro para lidar com a questão da mortandade de botos em Tefé, bem como técnicos especializados em Emergências Ambientais para apoiar nas operações relacionadas a incêndios florestais na região.

No Amazonas, o IBAMA está atuando com três brigadas de combate a incêndios florestais, distribuídas da seguinte forma:
- Apuí: 29 brigadistas
- Humaitá: 15 brigadistas
- Terra Indígena Tenharim Marmelos: 39 brigadistas

Isso totaliza 83 brigadistas, representando um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Além disso, houve um reforço de 23 brigadistas e especialistas em incêndios florestais para atuar na região de Manaus, além de 28 brigadistas atuando na Terra Indígena Andirá Marau, que faz divisa com o Pará.

No total, são 134 brigadistas do IBAMA trabalhando na região. Além disso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contribui com quatro brigadas, totalizando 57 brigadistas. Isso significa que um contingente de 191 brigadistas do IBAMA e ICMBio está mobilizado para combater os incêndios florestais no Amazonas.

*Com informações da assessoria de imprensa

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por