Abordagem prática reforça importância da inteligência artificial para elevar a competitividade
(Foto: Reprodução)
Líderes, gestores e agentes de transformação têm uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre Indústria 4.0 e inteligência artificial (IA) no workshop “Transformação Digital com IA: Implementando uma jornada com sucesso” , promovido pelo Instituto Kodigos de Tecnologia (IKT). O evento acontecerá na quinta-feira (5/12), das 15h às 19h, no Novotel.
Voltado especialmente para o Polo Industrial de Manaus (PIM) , o workshop promete uma imersão de alto nível com foco em casos reais, desafios e boas práticas, apresentando estratégias para maximizar a competitividade no mercado atual, marcadas pela inovação tecnológica.
A diretora técnica do IKT, Erika Handa Nozawa, destaca que o principal objetivo do evento é provocar lideranças a se tornarem protagonistas da transformação digital, conectando empresas e profissionais às práticas consolidadas da Indústria 4.0. “Queremos engajar o ecossistema para uma jornada de sucesso. Vamos abordar desafios, casos de sucesso e insucessos, e explorar como diferentes atores são importantes para essa transformação”, explica.
Segundo Erika, o workshop foi idealizado para gestores que buscam implementar melhorias e inovação em seus processos, com foco em tecnologias habilitadas como inteligência artificial, robótica colaborativa e automação. Apesar de ser uma atração para o público do PIM, a diretora ressalta que a IA está presente em praticamente todos os setores da sociedade: “Hoje, ela permeia tudo em algum nível, e o evento será uma oportunidade para entender como integrar os processos produtivos e administrativos.”
Além disso, o evento será uma vitrine para parcerias e projetos desenvolvidos no PIM, em colaboração com o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), instituição referência na área da Indústria 4.0 no Brasil.
Palestra e depoimento
O evento terá como um dos destaques a palestra de Orlando Renato Brenner Lantmann, gerente de projetos estratégicos do CITS, profissional com mais de 20 anos de experiência em projetos tecnológicos e uma sólida atuação em transformação digital e robótica.
Orlando traz insights adquiridos em missões internacionais, como sua participação no Cluster de Robótica de Odense, na Dinamarca, e treinamentos especializados em Indústria 4.0 na Alemanha. Ele abordará como a IA poderá ser integrada a outras tecnologias habilitadas, como automação e análise de dados, e compartilhará experiências práticas de implementação em diferentes mercados.
“Muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios para adotar a IA. A descentralização de informações e a falta de digitalização de processos são entraves comuns, além da escassez de recursos financeiros e humanos para investimentos em tecnologia e capacitação. Vou explorar como superar esses desafios e como todos os atores – indústrias, governo e universidades devem – colaborar para o sucesso da transformação digital” , afirma o palestrante.
Outro momento de destaque será a apresentação do depoimento de João Paulo Apoliano Oliveira, gerente de operações da Inventus Power, que compartilhará um case de sucesso relacionado à transformação digital no Polo Industrial de Manaus. Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais, ele explicará como projetos apoiados por palavras de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são otimizados para a competitividade local.
“Meu objetivo é fomentar a importância e os ganhos da transformação digital, mostrando como soluções práticas e acessíveis podem impactar positivamente os negócios no PIM. Eventos como este promovem uma troca essencial de experiências e direcionamentos para que as empresas adotem a Indústria 4.0 de forma sustentável e estratégica”, ressalta João Paulo.
Cases e experiências compartilhadas
O evento se diferencia de outros encontros sobre transformação digital por seu foco em cases reais do PIM e nas experiências compartilhadas por instituições como o CITS. Erika enfatiza que o objetivo é conectar líderes a soluções práticas que já estão transformando empresas locais e internacionais.
Além disso, o workshop oferecerá um networking de alto nível, reunindo profissionais, empresas e pesquisadores em um ambiente propício para parcerias e troca de experiências.
A diretora técnica do IKT e os palestrantes destacam a importância de eventos como este para o fortalecimento do ecossistema industrial em Manaus e no Brasil. “O Polo Industrial de Manaus está dando passos importantes na adoção de tecnologias da Indústria 4.0, mas ainda há muito trabalho a ser feito para superar barreiras e maximizar o potencial competitivo das empresas locais”, comenta a executiva.
Orlando reforça que o alinhamento entre empresas, universidades e governo é fundamental para garantir o sucesso das iniciativas de transformação digital. “Estamos falando de algo que vai muito além de um modismo; é uma mudança estrutural e cultural que envolve todos os setores da sociedade.”
Já João Paulo acredita que os resultados de projetos bem-sucedidos no PIM servem como inspiração para outras indústrias brasileiras. “A troca de informações e o incentivo à colaboração são cruciais para que o Brasil aproveite ao máximo as oportunidades trazidas pela Indústria 4.0.”