Nesta quinta-feira (26), o nível do Rio Negro baixou apenas 3 centímetros, atingindo a cota de 12,70 metros
(Foto: Jeiza Russo)
O Rio Negro, em Manaus, continua em processo de vazante, porém, com descidas menos acentuadas. Nesta quinta-feira (26), o nível do rio baixou apenas 3 centímetros, atingindo a cota de 12,70 metros, segundo dados de monitoramento do Porto de Manaus. No dia anterior, o rio Negro também desceu com pouca intensidade, baixando somente 6 centímetros.
De acordo com a pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Jussara Cury, parte da Bacia do Amazonas já está em processo de subida. A previsão é que em uma semana ou no máximo 10 dias, essas águas comecem a chegar na capital amazonense, segundo a pesquisadora.
“Parte da bacia está em processo de subida, Alto Rio Negro subindo, Purus subindo, Madeira estável e Alto Solimões subindo. Essas águas devem chegar aqui em uma semana, ou no máximo em 10 dias”, disse.
Ainda segundo a pesquisadora, é possível que na próxima semana o nível do Rio Negro, em Manaus, comece a subir. “Na maioria dos casos, a vazante em Manaus encerra ou final de outubro ou início de novembro. Antes de parar, o rio desce menos e estabiliza por alguns dias. Essa é a tendência”, explicou Jussara.
Em 2010, na segunda maior seca que o Amazonas enfrentou, o processo de vazante terminou no dia 24 de outubro. Neste ano, em que o Rio Negro atingiu a menor conta em 121 anos, o rio ainda continua com leves descidas, e com 0,93 centímetros a menos que a cota mínima de 2010.