Estiagem

Vazante acelerada: rio Negro desce 3 metros em apenas 10 dias

A cota atual do Rio Negro é de 15,88 metros. A maior seca registrada no Rio Negro foi em outubro de 2010, quando a cota atingiu 13,63 centímetros.

acritica.com
29/09/2023 às 08:47.
Atualizado em 29/09/2023 às 11:28

Pilares de sustentação da ponte sobre o rio Negro ficam visíveis com a descida do rio (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

Nos últimos dez dias, a cota do Rio Negro baixou 3,48 metros de acordo com os dados oficiais divulgados pelo Porto de Manaus. Somente nas últimas 24 horas, a vazante foi de 23 centímetros e a cota atual do rio é de 15,88 metros. Há um mês, a cota era de 24,5 metros. O índice diário pode ser acompanhada no link.

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Manaus decretou estado de emergência devido à estiagem do Rio Negro. O decreto assinado pelo prefeito David Almeida terá validade de 90 dias. A maior seca registrada no Rio Negro foi em outubro de 2010, quando a cota atingiu 13,63 centímetros.

Ainda nesta sexta-feira, o Governo do Amazonas vai apresentar novas medidas para reduzir os impactos da estiagem no estado. Na terça-feira (26), Wilson Lima recebeu de ministros do Governo Federal a garantia de envio e transporte de ajuda humanitária, obras emergenciais de dragagens em rios, além da criação de uma força-tarefa para atuar em reforço às ações do Estado.

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a previsão é que mais de 50 municípios entrem em estado de emergência até outubro por conta da estiagem, afetando até 500 mil pessoas no estado.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por