ACIDENTE GRAVE

URGENTE: Porto da Terra Preta, em Manacapuru, desaba nesta segunda-feira

Ainda não há informações detalhadas sobre possíveis vítimas ou as causas do desabamento

Emile de Souza
online@acritica.com
07/10/2024 às 14:55.
Atualizado em 08/10/2024 às 16:53

Grande parte da estrutura cedeu durante o desabamento. Ainda não há confirmação de vítimas (Imagens de drone da equipe do vereador Sassá)

Grande parte do Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru (AM), desabou no início da tarde desta segunda-feira (7). O incidente foi registrado por moradores locais, que enviaram vídeos mostrando grande parte da estrutura desabada. Ainda não há informações detalhadas sobre quantidade de vítimas ou as causas do desabamento.

Conforme apuração feita no local pelo repórter da TV A CRÍTICA, Erisson Nascimento, dois flutuantes foram destruídos e em um deles havia ao menos uma criança, que foi dada como desaparecida. Os pais da criança não estariam no local no momento do acidente.

Em um dos vídeos é possível ver moradores correndo em desespero, alguns gritam “Está caindo a terra”. 

Em meio aos destroços do desabamento é possível ver um automóvel (Fotos: Reprodução)

Em meio aos destroços do desabamento é possível ver um automóvel (Fotos: Reprodução)

O Porto da Terra Preta é uma área de grande relevância para a economia de Manacapuru, atuando como ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros, além de abrigar o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O espaço conecta a cidade a diversas localidades da região.

No local do desabamento era comum acontecer atividades de carga e descarga, inclusive com pontos de taxis e mototaxistas. 

No rio, é possível ver pedaços de flutuantes, canoas e destroços de casas e até carros, enquanto as terras seguem caindo. Imagens anteriores do porto mostram que centenas de pessoas frequentam o local diariamente e também abriga famílias que moram em flutuantes ao redor.

Imagens feitas por trabalhadores e moradores da região mostram a dimensão do desabamento

Por meio de nota, a Defesa Civil do Amazonas informou que uma equipe do Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas. Confira a nota na íntegra:

Sobre acidente o corrido no Porto da Terra Preta, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas informa que uma equipe do Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhares e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas. Agentes da Defesa Civil do Estado também estão a caminho do local do deslizamento e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está com uma equipe no município. A estrutura das unidades de saúde na capital também estão prontas para receber possíveis feridos.

Também por meio de nota a Prefeitura de Manacapuru lamentou o ocorrido:

A Prefeitura de Manacapuru lamenta o acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (7) no Porto da Terra Preta. Informamos que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão trabalhando. No momento, não há informações sobre vítimas, estamos apurando e logo mais retornamos com mais detalhes. 

DNIT se posiciona

No fim da tarde de hoje (7), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio de nota, que a autarquia não é responsável pelo Porto da Terra Preta. Segundo a autarquia, eles são responsáveis apenas pelo IP4, que fica colado ao porto da Terra Preta. Confira a nota na íntegra:

O DNIT informa que, na manhã desta segunda-feira (7), o Porto da Terra Preta, situado nas proximidades da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), em Manacapuru, no estado do Amazonas, sofreu um deslizamento de terras. Ressaltamos que o Porto da Terra Preta não é de responsabilidade desta autarquia.  

O incidente neste porto é provavelmente resultado de um fenômeno sazonal conhecido como "terras caídas", comum nesta época do ano na região. 

O deslizamento do Porto de Terra Preta atingiu uma balsa ancorada no local, que, ao se desprender, colidiu com a ponte metálica que dá acesso ao cais flutuante da IP4 do DNIT, afetando também pequenas embarcações nas proximidades.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), acionou imediatamente as autoridades competentes, incluindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia e a Defesa Civil.

Técnicos do DNIT já estão no local para realizar uma inspeção detalhada, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos e os riscos que ainda podem comprometer a segurança da estrutura da IP4

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por