Órgão estava com chefe interina após queda de Juliano Valente em dezembro de 2024
O engenheiro ambiental Gustavo Picanço Feitoza, atual superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Amazonas (Crea-AM), foi nomeado pelo governador Wilson Lima (União) como novo diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A informação foi confirmada pela assessoria da instituição, que encaminhou o decreto assinado pelo governador na quarta-feira (14).
O decreto ainda será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) ao longo da semana. Gustavo substituirá a diretora técnica Rosa Marriete, que estava respondendo pelo órgão desde a exoneração de Juliano Valente após a operação Expurgare, da Polícia Federal (PF), que prendeu dois servidores do Ipaam e realizou busca e apreensão contra Dionísia Soares Campos, superintendente de Agricultura e Pecuária no Amazonas, esposa de Juliano e filha do deputado estadual Sinésio Campos (PT).
A Expurgare foi um desdobramento da operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. As fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.