REFORÇO AÉREO

SSP solicita avião da FAB para combater incêndios no Amazonas

A aeronave deve ser utilizada no sul do estado

Emile de Souza
online@acritica.com
06/09/2024 às 14:26.
Atualizado em 06/09/2024 às 14:26

Coronel Vinicius Almeida, secretário estadual de Segurança Pública (Foto: Nilton Ricardo)

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, informou que pediu uma aeronave de combate a incêndios da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia assinaram o ofício, que foi enviado ao ministério na manhã desta sexta-feira (06/08).

O coronel Vinícius Almeida informou que, na última quarta-feira (4), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) participou de uma reunião com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública para tratar dos problemas da estiagem no estado. O secretário criticou o abandono da região amazônica nos reforços do Governo Federal, que chegou a enviar a aeronave a outros estados.

“Grande parte da fumaça que está chegando em Manaus está vindo do sul do Amazonas. Essa aeronave vinha sendo utilizada no Mato Grosso, em seguida ela foi encaminhada para São Paulo e a fala que nós fizemos lá foi justamente essa, da visão que nós temos em pontos amazônidas, de não sermos olhados com a mesma atenção”, criticou o coronel.

O secretário afirmou que os estados da região amazônica estão há meses com pontos críticos e que toda a atenção é dada aos incêndios em outras regiões.

“Uma simples queimada que se deu no interior de São Paulo, e aqui nós não estamos dizendo que não mereciam atenção, mas de imediato todos os esforços nacionais foram enviados a São Paulo. E aqui na Amazônia, nós nos sentimos desprotegidos”, afirmou Vinícius Almeida.

O secretário destacou que o posicionamento faz parte de uma união dos governos estaduais que compõem a Amazônia.

“Essa é uma fala conjunta de todos os secretários de Segurança Pública da região Norte, e nós assinamos conjuntamente, mediante obviamente a orientação dos nossos governadores. Essa é uma fala que o governador Wilson Lima vem fazendo muito forte em Brasília”.

O coronel Vinícius afirmou que a aeronave é denominada C-390 e deve ser utilizada nos municípios de maior concentração das queimadas, que acontecem mais no sul do Amazonas.

“Essa aeronave é para atuar na região de Humaitá, na região de Lábrea, e também atuando conjuntamente tanto na área do Acre como também de Rondônia, que é o ponto mais afetado hoje por incêndios na nossa região”, ressaltou o secretário da SSP.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por