A aeronave deve ser utilizada no sul do estado
Coronel Vinicius Almeida, secretário estadual de Segurança Pública (Foto: Nilton Ricardo)
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, informou que pediu uma aeronave de combate a incêndios da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia assinaram o ofício, que foi enviado ao ministério na manhã desta sexta-feira (06/08).
O coronel Vinícius Almeida informou que, na última quarta-feira (4), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) participou de uma reunião com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública para tratar dos problemas da estiagem no estado. O secretário criticou o abandono da região amazônica nos reforços do Governo Federal, que chegou a enviar a aeronave a outros estados.
O secretário afirmou que os estados da região amazônica estão há meses com pontos críticos e que toda a atenção é dada aos incêndios em outras regiões.
“Uma simples queimada que se deu no interior de São Paulo, e aqui nós não estamos dizendo que não mereciam atenção, mas de imediato todos os esforços nacionais foram enviados a São Paulo. E aqui na Amazônia, nós nos sentimos desprotegidos”, afirmou Vinícius Almeida.
O secretário destacou que o posicionamento faz parte de uma união dos governos estaduais que compõem a Amazônia.
O coronel Vinícius afirmou que a aeronave é denominada C-390 e deve ser utilizada nos municípios de maior concentração das queimadas, que acontecem mais no sul do Amazonas.
“Essa aeronave é para atuar na região de Humaitá, na região de Lábrea, e também atuando conjuntamente tanto na área do Acre como também de Rondônia, que é o ponto mais afetado hoje por incêndios na nossa região”, ressaltou o secretário da SSP.