Representando o povo Piratapuya, o estilista amazonense destaca tradições indígenas e sustentabilidade
Estilista Sioduhi é quem assina a coleção (Foto: Divulgação)
Estilo e representatividade fazem a moda amazônida, única e especial. Graças a essas características e ao talento de artistas da terra, como o estilista Sioduhi, o Amazonas tem conquistado novos espaços no mundo da moda.
O artista, representante do povo Piratapuya do Alto Rio Negro, marcará presença na 55ª edição da Casa de Criadores, um dos mais importantes eventos de moda autoral brasileira, que acontece de 5 a 10 de dezembro de 2024, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Conhecida por sua visão criativa inovadora e seu compromisso com a preservação cultural, a marca Sioduhi Studio será a responsável pela abertura da temporada de desfiles, com a coleção “Kahtiridá: Fio da Vida”. A coleção explora os temas da cura e da resistência, buscando refletir sobre a resistência frente às mudanças e adversidades do mundo moderno.
Esta será a única marca amazonense a se apresentar no evento, o que ressalta o grande potencial criativo e empresarial da região Norte. Para Sioduhi, o momento é de apresentar a moda e a resistência do Amazonas a outros públicos.
Além de estrear sua coleção na Casa de Criadores, Sioduhi, que foi laureado com o prêmio “Personalidade Fashion Futures” de 2023 pelo Instituto C&A, também participará do encerramento da premiação no dia 3 de dezembro, com um desfile pocket que promete ser um marco em sua trajetória. Sua agenda de fim de ano ainda inclui a participação em uma exposição de moda e em outro desfile, ambos no Centro Cultural Bienal das Amazônias, em Belém do Pará, entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2024.
A nova coleção “Kahtiridá: Fio da Vida” traz experimentações inéditas para o universo de Sioduhi, como bordados elaborados e o uso de tecidos inovadores, como algodão emborrachado. A paleta de cores da coleção é enriquecida por tons vibrantes, mas a essência da marca permanece fiel à sua identidade, mantendo o uso da fibra de tucum e o tingimento natural com a Tecnologia ManioColor, técnica extraída da casca de mandioca, que é um dos maiores destaques do trabalho de Sioduhi no cenário da moda nacional. A coleção busca ser um reflexo da complexidade da vida contemporânea, unindo o tradicional e o moderno em cada peça.
Atualmente, Sioduhi é um dos conselheiros da “Amazon Poranga Fashion”, projeto responsável por fortalecer a moda autoral amazonense. Em sua segunda edição, o projeto de moda autoral amazonense se destacou com um número expressivo de participantes, revelando a riqueza e a diversidade cultural da nossa região. Este evento não apenas celebrou a criatividade dos estilistas locais, mas também serviu como um palco para mostrar ao mundo o que o Amazonas temo de melhor em termos de arte e moda, conforme destaca a idealizadora do Amazon Poranga Fashion, Jessilda Furtado.
As criações apresentadas não apenas refletem um estilo único, mas também uma consciência sobre o impacto da moda no meio ambiente. Os designers estão cada vez mais engajados em práticas sustentáveis, utilizando materiais ecológicos e promovendo uma moda consciente que respeita tanto as tradições culturais quanto o nosso planeta.