Uso indevido

Servidor da SEAS é preso por usar cartões de beneficiários do auxílio estadual

De acordo com as investigações, o servidor deu um prejuízo de pelo menos R$ 37 mil aos cofres públicos

Joana Queiroz
16/01/2025 às 11:15.
Atualizado em 16/01/2025 às 11:15

(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Auxilium e prendeu um servidor público, de 47 anos, que teve o nome preservado, por ter causado prejuízo aos cofres públicos estimado em aproximadamente R$ 37 mil, envolvendo o uso indevido de cartões do Auxílio Estadual da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, o homem era servidor público da Seas e, de acordo com as investigações, se apossou indevidamente de pelo menos 12 cartões de beneficiários e usou os recursos em benefício próprio.

Delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga

 Conforme Fraga, as investigações foram realizadas pelas Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) e 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio da secretaria. O suspeito, que já está afastado das funções, foi preso em casa nesta manhã.

As investigações iniciaram por meio de uma denúncia da Seas que inicialmente identificou duas vítimas, residentes dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Novo Airão. Os cartões deles teriam sido desbloqueados em Manaus, onde estariam sendo movimentados.

Entretanto, as movimentações não foram feitas pelos usuários, uma vez que não chegaram a ser entregues a eles na data prevista. Outros seis beneficiários foram identificados e relataram não ter recebido as segundas vias solicitadas de seus cartões.

Por meio das investigações, o servidor foi identificado como o responsável pelo uso indevido dos cartões. Foi identificado, também, que as transações estariam sendo feitas em estabelecimentos comerciais próximos à residência dele. O homem responderá pelo crime de  peculato e está à disposição da Justiça.

A titular da SEAS, Kelly Patrícia, informou que o homem trabalhava desde 2001  na coordenação do Auxílio Estadual e estava afastado desde o mês de julho da função.

Titular da SEAS, Kelly Patrícia

 O crime foi descoberto, quando os donos dos cartões foram   buscar a segunda via e estes não estavam mais lá.  A secretária informou que as pessoas que foram lesadas o vão receber o cartão com a carga devida. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por