Conexões, alterações em vias e adaptações para as linhas do transporte público fazem parte das mudanças
(Foto: Junio Matos)
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf) anunciou nesta quinta-feira (16) que vai iniciar um pacote de intervenções no trânsito da cidade ao longo da atual gestão. Conexões, alterações em vias e adaptações para as linhas do transporte público fazem parte das mudanças.
Ao todo, serão 19 intervenções e o início delas vai se concentrar no que é caracterizado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) como o coração da operação, o trecho de encontro da Pedro Teixeira com as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista.
(Foto: Nilton Ricardo)
Ele vai ser reorganizado para ter apenas um sentido com a exclusão do contrafluxo, ou seja, a via vai fazer apenas a ligação no sentido Djalma.
Já a rua da Indústria (que fica ao lado do antigo Grupo Baiano) será reestruturada como principal acesso entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, no sentido oposto ao da Pedro Teixeira.
Com a abertura de canteiros centrais e instalação de novos semáforos, os condutores terão uma rota mais ágil e segura para acessar ambas as avenidas, seja no sentido bairro ou Centro.
“Com isso, o semáforo que nós temos hoje na Pedro Teixeira com a Constantino Nery, que é de três ciclos, nós vamos reduzir para dois. Com isso vamos ter uma diminuição no tempo de espera dos condutores que passam aqui todos os dias”, disse o prefeito em exercício, Renato Júnior.
Ainda nas proximidades da Arena da Amazônia, outra alteração vai alcançar quem precisa acessar o bairro de Alvorada. Hoje, para ir ao bairro usando Constantino e a rua Loris Cordovil, é preciso esperar no semáforo do retorno perto Estação de Transferência da Arena. A proposta é criar trânsito livre para quem está pelo lado direito da via. Dessa forma, quem tiver como destino a Cidade Nova, avenida Torquato Tapajós, vai poder seguir livremente a partir do dia 25 deste mês.
Viaduto de Flores
No trecho da avenida Constantino Nery sob o Viaduto de Flores, será realizada uma adequação geométrica no retorno do sentido Centro-bairro, ampliando a área para maior fluidez. Uma nova faixa será aberta, facilitando o acesso à avenida Torquato Tapajós para motoristas que vêm da Constantino Nery.
Transporte público
Os usuários do transporte coletivo também serão contemplados com as mudanças. Linhas como 010, 207, 213, 214, 215, 223, 227, 654, 675, 678, A202, A206, A402 e A407 continuarão operando normalmente no sentido bairro, enquanto no sentido Centro as linhas 118, 540, 652 e 672 terão seus trajetos adaptados para atender as novas rotas.
Além disso, será instalado um novo ponto de ônibus na rua da Indústria para atender os passageiros da região, proporcionando mais comodidade e agilidade no acesso ao transporte público.
O prefeito em exercício explicou que as obras estão dentro do orçamento da prefeitura, dentro da Seminf e não será necessário fazer qualquer tipo de licitação extra (previsão) para executar o que foi planejado para as 19 intervenções iniciais. Além disso, a quantidade de servidores envolvidos nesse projeto também foi divulgada, são 50 trabalhadores em turnos diários e noturnos de forma ininterrupta.