Eleições 2024

Segundo turno deve ser definido por indecisos, 32% do eleitorado

Pesquisas eleitorais apontam que, a uma semana da eleição, ao menos três em cada dez manauaras não tem candidato

Waldick Júnior
waldick@acritica.com
28/09/2024 às 09:57.
Atualizado em 28/09/2024 às 10:15

(Foto: Agência Brasil)

Ao menos três em cada dez manauaras ainda não decidiu em quem votar para prefeito de Manaus. O percentual chega a 32%,76%, considerando uma média de recentes pesquisas eleitorais (veja abaixo). Esse é o público que ainda pode definir quem será o candidato a disputar o segundo turno com o atual prefeito David Almeida (Avante), que lidera as intenções de voto em todos os levantamentos.

Historicamente, o percentual dos que respondem ‘não saber’ em quem votar começa a reduzir na última semana antes das eleições. Neste período, costumam ocorrer debates e há uma intensificação das campanhas pelos políticos. O próximo encontro dos prefeituráveis será no dia 1ª de outubro, no debate da TV A Crítica. 

Eleitores falam o que esperam para a próxima gestão municipal (Fotos: Nilton Ricardo)

 A estudante Emanuela Silva, 17, vai votar pela primeira vez neste ano. Ela ainda não sabe quem quer na prefeitura, mas diz que decidirá pelo candidato que apresentar as melhores propostas para segurança. Ter atenção às necessidades dos bairros também é importante.

“Estudo aqui no Centro e não sinto essa segurança, então é algo que vou olhar. Saber os candidatos que tem propostas para essa área. Outro ponto que vou considerar é o candidato que olha para os bairros, porque é fácil olhar para a avenida Constantino Nery, por exemplo, mas tem outras zonas que precisam de atenção”, comenta. 

O tatuador Arlisson Fonseca do Nascimento, 39, está indeciso entre dois candidatos. A decisão será tomada após assistir aos debates previstos para esta semana. “É o momento em que vou avaliar as propostas de cada um e decidir. Ainda estou em dúvida entre o Marcelo Ramos e o Roberto Cidade”, afirmou.

Todas as pesquisas divulgadas ao longo desta semana indicaram um percentual considerado de eleitores indecisos. Na Perspectiva Mercado e Opinião, 30% dos entrevistados disseram não querer responder ou não saber em quem votar. Já o Instituto de Pesquisa do Norte Ipen) aferiu que 32,2% estavam na mesma posição. No levantamento da Futura, 20,3% dos eleitores disseram não saber ou não quiseram informar em quem irão votar. 

A pesquisa Quaest, divulgada em 16 de setembro - portanto, há mais tempo - indicou que 48% dos eleitores estavam indecisos. Esse percentual era de 62% no levantamento anterior, o que indica diminuição da indecisão do eleitorado à medida em que o primeiro turno se aproxima. 

 Decididos

 A reportagem ouviu mais de uma dezena de eleitores na quinta-feira (26), no Centro de Manaus e observou alguma dificuldade em encontrar eleitores indecisos. A maioria dos entrevistados afirmou já ter candidato à prefeitura de Manaus. 

Os nomes citados espontaneamente foram, em ordem alfabética, Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União). Os candidatos Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foram mencionados.

O empresário Rodrigo Duarte, 39, pretende votar em Alberto Neto por, segundo ele, o candidato representar a direita manauara. “Não é um critério sobre bolsonarista, mas porque ele fez um bom mandato como deputado federal e defende o que eu defendo”, comentou.

O estudante Gelson Malayan, 17, escolheu Roberto Cidade pelas propostas para a saúde. “Muitas UBS fecham cedo e ele quer inaugurar novas com funcionamento 24h. Precisamos disso, porque muitas pessoas ficam doentes à noite e não tem ônibus, por exemplo, para ir em outras unidades. As UBS geralmente ficam mais próximas de casa” , disse.

O  vendedor Ronaldo Vasconcelos, 49, diz que deve votar no prefeito David Almeida, candidato à reeleição. Embora já tenha decidido, ele não descarta migrar caso outro candidato faça propostas para pessoas em situação de rua, como ele. “Trabalho como vendedor, mas moro na rua. Precisamos de um espaço para ficarmos, talvez um albergue, mas algo direito, bem feito para nós. Temos muitos moradores de rua”, afirmou.

A técnica em enfermagem Solange, Souza, 48, vai votar em Amom Mandel. “Mesmo que ele seja uma pessoa mais nova, defendo termos uma experiência com ele. Os outros que estão ai, meu Deus do céu. Eu trabalho na área da saúde e sei como está. O meu voto é dele, porque até aqui, como vereador e deputado, ele não decepcionou”, pontuou.

 Segundo turno

 Embora a escuta tenha ocorrido em uma parcela pequena do eleitorado, a variedade de nomes citados reflete o que demonstram as principais pesquisas: o segundo turno não está definido. Nas diferentes pesquisas citadas nesta reportagem, Alberto Neto, Amom Mandel e Roberto Cidade alternam entre o segundo e o terceiro lugar, ou ao empate. 

O segundo turno das eleições deste ano está marcado para 27 de outubro. Para esse potencial cenário, é mais fácil encontrar eleitores indecisos. A farmacêutica Priscila Duarte, 39, é eleitora de Alberto Neto, que pode ou não estar na segunda fase da disputa. Caso ele fique de fora, ela diz que votaria em Roberto Cidade ou David Almeida. “No Amom eu não votaria. Ele ainda precisa aprender muito para ser prefeito”, disse.

O cenário é diferente com o autônomo Eliseu Leles, 41, eleitor de Roberto Cidade. Caso o candidato não vá para o segundo turno, ele diz preferir Amom Mandel a David Almeida. “Ele inaugurou o Parque Gigantes da Floresta e acho que aquilo foi desperdício de recursos. Tem outras prioridades. Educação, segurança, o que não tem lá”, comentou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por