Entretanto, ainda não há previsão de conclusão e reabertura do templo
Reforma da Igreja de São Sebastião foi iniciada no dia 12 de janeiro (Foto: Jeiza Russo)
As obras de reforma da Igreja São Sebastião, localizada no Centro Histórico de Manaus, que teve início ainda no início deste ano já estão mais de 50% concluídas. Entretanto, ainda não há previsão de conclusão e reabertura do templo.
A informação foi confirmada à reportagem de A CRÍTICA na noite desta terça-feira (11) pelo Frei Paulo Xavier, responsável pelos Capuchinhos das Obras de Reforma e Restauro, que enfatizou a importância da intervenção para a segurança dos fiéis.
Questionado sobre problemas na estrutura do telhado, o Frei Paulo explicou que a igreja é centenária e por conta disso o material sofre com o desgaste do tempo. Xavier também ressaltou que já estão sendo tomadas medidas para reestruturá-lo.
O frei responsável pelos Capuchinhos das Obras de Reforma e Restauro também destacou que a Igreja São Sebastião está fechada por tempo indeterminado, e não há previsão para a reabertura.
A reforma da Igreja São Sebastião faz parte de um projeto mais amplo que envolve outras duas igrejas, Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição, a Matriz. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram direcionados cerca de R$ 7,995 milhões para a reforma das três igrejas, em uma articulação da bancada federal amazonense da legislatura passada.
Inicialmente, as obras deveriam durar 12 meses na Matriz, e nove meses nas igrejas dos Remédios e de São Sebastião como informou a superintendente do Iphan, Beatriz Calheiros, à A CRÍTICA em outra reportagem.