Manifestação

'Querem tirar a nossa dignidade', afirma motorista de aplicativo em protesto em Manaus

De acordo com os trabalhadores, motocicletas vem sendo apreendidas pelo Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) sob o motivo de que a atividade é ilegal na capital amazonense.

Karol Rocha
03/02/2023 às 10:58.
Atualizado em 03/02/2023 às 11:14

Motoristas retrata, emocionado, sua indignação (Foto: Junio Matos)

A indignação e a revolta tomam conta de centenas de motoristas por aplicativo de duas rodas que se movimentam em frente a Prefeitura de Manaus, na zona Oeste, desde às 8h40 desta sexta-feira (3). De acordo com os trabalhadores, motocicletas vem sendo apreendidas pelo Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) sob o motivo de que a atividade é ilegal na capital amazonense. 

O motorista Fabio Bezerra de Souza, que trabalha há quatro meses em aplicativo, conta que depende unicamente da plataforma para sustentar a família. "A gente sai de casa todos os dias correndo o risco de ser assaltado. Eu já fui assaltado três vezes e graças a Deus nunca levaram a minha moto ou levei um tiro, mas os meus direitos estão sendo tirados. Eu tô desempregado e essa foi a saída que arrumei para colocar o pão na minha mesa, meus filhos todos os dias me esperam chegar em casa. Eu saio sem saber se vou voltar", afirmou ele, emocionado. 

"Querem tirar a nossa dignidade. Não é justo a gente lutar para tirar uma habilitação e vir uma pessoa dizer que não podemos trabalhar", complementou ainda. Outro motorista Matheus Souza teve sua motocicleta apreendida na tarde desta quinta-feira (2) na avenida Governador José Lindoso por agente do IMMU, segundo ele, de forma injusta. 

(Foto: Junio Matos)

 "Eles fizeram um ato de injustiva, não só comigo mas também com outros trabalhadores, pais de família. Se não está regularizado, multa, mas não retire as nossas motocicletas. Ontem levaram várias motos do Centro. Eu não aceito isso, nós somos trabalhadores da população. Eu espero que saia de lá uma liminar dizendo que o trabalhador pode rodar com tanto que a moto esteja regularizada por pneu careca ou outra coisa".

 "Caso isolado"

 A liderança dos motoristas por aplicativos de duas rodas de Manaus, Eduardo Cantanhede, teve uma conversa com representantes do IMMU e disse que o que foi afirmado para a categoria é que a situação foi um caso isolado. "Foi um caso isolado, o presidente do IMMU pediu desculpas e disse que vai liberar todas as suas motocicletas. Todos vão poder rodar normal", disse ele. De acordo com a Polícia Militar do Amazonas, ao menos 500 motociclistas protestaram em frente a Prefeitura de Manaus, na zona Oeste. 

Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), afirmou que o serviço de transporte de passageiros em motocicletas, oferecido por plataformas de aplicativos, é irregular. "E ainda, que não está em curso no momento, nenhuma campanha de fiscalização para o cumprimento da legislação vigente. Qualquer caso do gênero é analisado cuidadosamente pelo órgão."

E declarou, ainda em comunicado, que está  trabalhando para propor medidas que garantam a exploração desse tipo de serviço priorizando a integridade física de todos: condutores, passageiros e pedestres. "A Prefeitura de Manaus por meio do IMMU informa, também, que tem como maior preocupação, além do cumprimento da lei, a segurança das pessoas no trânsito".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por