Conforme a PRF, a infração por não cumprir o período de descanso é considerada grave. Já o passageiro, com 11 comprimidos de 'rebite', foi preso
(Foto: Arquivo/Internet)
Um motorista de caminhão (caminhoneiro), que não teve o nome divulgado, foi autuado por infringir a lei de descanso, e o passageiro que estava com ele foi preso em flagrante por posse de substância entorpecente.
A ação policial foi da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que explicou que o motorista foi autuado por estar dirigindo acima do tempo permitido. A prisão ocorreu na tarde de terça-feira, 15, na BR-230, em Humaitá (a 685 quilômetros de Manaus).
De acordo com informações da PRF, durante a abordagem do veículo, ao verificar o disco do cronotacógrafo, equipamento que registra a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em função do tempo de direção, constatou-se que o motorista havia conduzido o caminhão por mais de 15 horas nas últimas 24 horas, sem respeitar o período de descanso obrigatório.
Conforme a PRF, essa infração é considerada grave.
Ao realizar uma busca no interior do veículo, foi encontrada uma cartela contendo 11 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como "rebite", substância utilizada para combater a fadiga e aumentar a vigilância. O passageiro assumiu a propriedade da droga. Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Humaitá.
A PRF alerta que, conforme orientações do documento ADI 5322, em fiscalizações de trânsito, os condutores que, nas últimas 24 horas, não tiverem cumprido as 11 horas de descanso de forma contínua e não fracionada deverão ser considerados infratores, conforme o art. 230, inciso XXIII, combinado com o art. 67-C, § 3º do CTB.