Chegada do fenômeno La Ninã deve desencadear chuvas nos próximos dias
(Foto: Arquivo A CRÍTICA)
Nesta segunda-feira (30), Manaus amanheceu com o céu parcialmente nublado, com uma temperatura de 26°C, previsão de Chuva durante o dia de 12%, umidade de 80% e ventos de 80km/h.
De acordo com meteorologistas, nos próximos dias devem acontecer na região um ritmo elevado de chuvas em Manaus e em toda a Amazônia, isso devido ao início do fenômeno La Niña, que, conforme previsão do Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos, chega neste mês de outubro.
O La Niña esfria as águas do Oceano Pacífico, na região equatorial, e provoca chuva abundantes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O aumento do volume pluviométrico nessas áreas faz com que aumente, também, o risco de inundações, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
Ao longo do mês de outubro, as chuvas devem, gradualmente, retornar e retroceder pelo Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Amazonas e no Pará, bem como no norte de Rondônia, as precipitações também devem ocorrer com frequência acima da média.
Alerta de temporais no Amazonas
O Inmet também emitiu um alerta de grande risco de temporais no Amazonas para esta semana.
As tempestades devem atingir os municípios do Alto e Médio Rio Negro, entre eles Japurá, Santa Isabel do Rio Negro, Jutaí, Maraã, São Gabriel da Cachoeira entre outros.
Na capital e na região metropolitana também deve ter chuvas moderadas durante a semana. Nos últimos três dias, a chuva tem aliviado Manaus e o período de seca extrema que o estado enfrenta, ajudando também a apagar os focos de queimadas pelo Amazonas.
40 dias de calor extremo
Ao total, foram 40 dias de calor extremo no Amazonas, sem chuvas na maior parte do estado, inclusive na capital. Por conta disso, os rios desceram aceleradamente e em 2024 pode ser registrada a maior seca dos últimos 121 anos.