Aracaju

Policiais transformam viatura em câmara de gás e matam homem com deficiência mental, em Sergipe

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou a morte do homem por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. Polícia Federal vai investigar o caso.

acritica.com
online@acritica.com
26/05/2022 às 16:04.
Atualizado em 26/05/2022 às 16:04

Genivaldo de Jesus Santos, 38, morreu asfixiado durante uma abordagem policial na cidade de Umbaúba, em Sergipe, nesta quarta-feira (25). Vídeos compartilhados em redes sociais mostram o momento em que o homem foi imobilizado por policiais da Polícia Rodoviária Federal e colocado no porta-malas de uma viatura, que teria sido usada como uma espécie de “câmara de gás” com a vítima presa dentro.

A Polícia Rodoviária Federal afirmou, em nota, que o homem resistiu à abordagem policial e “em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção”. Porém, segundo relatos de familiares, Genivaldo tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados há cerca de 20 anos.

O sobrinho de Genivaldo, Wallyson de Jesus, relatou à CNN Brasil que o que fizeram com o tio dele foi uma “sessão de tortura”. No momento da abordagem, segundo o sobrinho, Genivaldo ainda tentou mostrar os remédios e a receita médica que carregava no bolso, comprovando que ele tinha distúrbios mentais. 

“Pegaram ele pelos braços e pelas pernas. Quiseram colocar algemas nos pé dele, mas não coube e pegaram uma fita lá dentro e amarraram nele. Começaram a pisar nele e depois de tudo isso ocorrido, eles pegaram meu tio, colocaram na viatura e colocaram uma granada daquela de gás”, relatou.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou a morte do homem por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. As polícias Civil e Federal investigam o caso.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por