SEGURANÇA

Polícia Federal irá fiscalizar planejamento de grandes eventos em estádios no Pará

PF se reuniu com órgãos de segurança de Belém para implementar mudanças previstas no novo Estatuto de Segurança Privada

Paulo Ricardo Soares
TV A Crítica
14/01/2025 às 17:19.
Atualizado em 14/01/2025 às 17:19

Polícia Federal se reuniu com órgãos de segurança, em Belém (Foto: Divulgação)

BELÉM/PA - A Polícia Federal se reuniu com órgãos de segurança de Belém, no Pará, para implementar mudanças previstas no novo Estatuto de Segurança Privada, em vigor desde setembro do ano passado. A PF passará a fiscalizar a existência do planejamento prévio de segurança em grandes eventos, a fim de garantir que a segurança privada está sendo efetuada.

Na manhã desta terça-feira (14), o delegado regional executivo da PF, Marco Smith, e a chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp), receberam, na Superintendência da PF o coronel Getúlio, chefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar (DGO); major Varela, do comando operacional do Corpo de Bombeiros; Maurício Bororó, diretor do Mangueirão, Victória Branco, advogada do Clube do Remo, Daniel Santiago, gerente de segurança do Clube do Remo; André Alves, CEO do Clube do Remo, tenente-coronel da PM Ilanise, da Diretoria Integrada de Operações da Segup/PA.

A PF solicitou que a Polícia Militar, responsável por emitir parecer técnico sobre o planejamento prévio de segurança, indique a previsão de quantidade mínima do número de vigilantes para cada evento, o que será fiscalizado pela PF nos termos do novo estatuto de segurança privada.

No primeiro semestre deste ano, serão feitos ajustes e novas orientações. A partir da segunda metade do ano, em caso de irregularidade, serão feitas autuações que podem gerar multas. A presença de profissionais “orientadores” ou de “apoio” é permitida, mas eles não podem praticar funções que são exclusivas do vigilante, como a revista pessoal.

Além das alterações do novo estatuto, permanece em vigor a DF/PF nº 18.045, de 17 de abril de 2023, que prevê que a PF seja comunicada com no mínimo de 24 horas de antecedência sobre eventos que terão segurança, sendo informada do nome e número dos vigilantes, que deverão ter curso de extensão em eventos sociais, além de público estimado.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por