Ação visa a proteção de comunidades indígenas no Alto Solimões, a retirada de garimpeiros que promovem a extração não autorizada de minerais e a destruição de equipamentos
(Foto: Polícia Federal)
A Polícia Federal, em atuação conjunta com o ICMBio e a FUNAI, deflagrou a Operação Terra Viva, cuja duração ocorre no período de 9 a 12 de dezembro, e tem como objetivo combater o garimpo ilegal no Rio Solimões
A operação iniciou-se por meio de levantamento realizado pela inteligência da PF e vem resultando na desintrusão de garimpeiros que promovem a extração não autorizada de ouro. Além disso, até o momento, já foram destruídas dez dragas e equipamentos utilizados na prática do delito.
A ação possui como foco a preservação dos rios nas proximidades da cidade de Tabatinga, Santo Antônio do Iça e seus afluentes, sendo estes ricos em biodiversidade e de extrema importância para os residentes da região, fornecendo o sustento e insumos para as tribos indígenas locais e comunidades ribeirinhas.
Nesse sentido, a ação conjunta visa combater a atividade garimpeira ilegal e degradação ambiental, efetuada e fomentada por organizações criminosas que atuam na região sob destaque.
As investigações continuam visando identificar os principais receptadores e eventuais financiadores da atividade ilícita, cujos envolvidos responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, dano ambiental à Unidade de Conservação, possível lavagem de dinheiro, dentre outros crimes correlatos.
*Com informaçoes da Polícia Federal