No próximo dia 15 de novembro, feriado, movimentos sociais e estudantis se reunirão na Avenida Autaz Mirim em um ato de rua pelo fim da escala de trabalho 6x1
O ato em Manaus contará com discursos, faixas e depoimentos de trabalhadores impactados pela escala 6x1. (Reprodução)
No próximo dia 15 de novembro, feriado, movimentos sociais, sindicais e estudantis se reunirão em Manaus, na Avenida Autaz Mirim, Novo Aleixo, a partir das 9h, em um ato de rua pelo fim da escala de trabalho 6x1. Organizado pelos movimentos sociais, o ato se soma ao movimento nacional entitulado 'VAT - Vida Além do Trabalho’, de apoio à proposta da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que visa melhorar as condições de trabalho ao reduzir a jornada de trabalho e eliminar a escala 6x1.
A iniciativa de Erika Hilton surgiu de uma mobilização do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que somou 1,5 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado pedindo à Câmara dos Deputados a revisão da escala 6x1. Hilton está recolhendo assinaturas para transformar a proposta em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que busca estabelecer uma jornada máxima de 36 horas semanais, distribuídas em 4 dias.
A proposta vem ganhando adesão na bancada amazonense, com os deputados Amom Mandel (Cidadania), Fausto Júnior (União Brasil) e Sidney Leite (PSD) assinando oficialmente o texto nesta terça-feira (12). No entanto, outros quatro deputados do Amazonas ainda não aderiram à proposta, que continua em discussão e conta com ampla mobilização nas redes sociais para pressionar parlamentares a apoiarem a medida.
O ato em Manaus contará com discursos, faixas e depoimentos de trabalhadores impactados pela jornada exaustiva da escala 6x1. A concentração na Avenida Autaz Mirim visa dar visibilidade à causa e engajar a população na luta por condições de trabalho dignas e humanizadas.