Entidades estão arrecadando itens e produtos prioritários em pontos de coleta de doações espalhados pela capital amazonense
Rio Grande do Sul sofre atualmente com cidades inundadas por conta de fortes chuvas (Foto: Diego Vara)
As fortes chuvas que caem sobre o Rio Grande do Sul já deixaram dezenas de mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados. Em Manaus, a população também pode ajudar com doações que serão enviadas ao povo gaúcho. Entidades estão arrecadando itens e produtos prioritários em pontos de coleta de doações espalhados pela capital amazonense.
Além das doações em dinheiro, a população manauara também pode doar itens mais necessários, segundo a Defesa Civil, como colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho e cobertores. Além de água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste, é um dos pontos de arrecadação das doações. A companhia aérea Azul e a Azul Viagens estabeleceram postos de coleta das doações nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil, entre eles, o de Manaus. A empresa irá fazer uma operação especial para transportar as doações ao Rio Grande do Sul.
Grupo Natan
Todas as cinco lojas do Grupo Natan em Manaus e Manacapuru (AM) estão recebendo doações. Entre os itens que estão sendo arrecadados estão roupas de cama, mesa e banho, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas, calçados, alimentos não perecíveis e de lata, além de ração para pets.
A empresa afirma que vai se responsabilizar em receber as doações e entregar, semanalmente, à empresa Azul Linhas Aéreas, até o dia 15 de maio, para que façam o transporte ao Rio Grande do Sul.
Pontos de arrecadação:
Loja Cidade Nova - Av. Rua Guaporema, 28 (próximo ao Aslan)
Loja Coroado - Av. Alameda Cosme Ferreira, 689
Loja Lírio do Vale - Rua Laguna, 889
Loja Cachoeirinha - Av. Castelo Branco, 1432
Loja Manacapuru - Av. Eduardo Ribeiro, 1073 – Centro
A ONG Parceiros Brilhantes anunciou que também está com um ponto de coleta para receber doações para ajudar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A entidade afirma que expõe os extratos bancários, com recibos e notas fiscais referentes as doações.
A organização está recebendo itens como água potável, alimentos não-perecíveis, leite em pó, roupas de cama e roupas em geral em bom estado e produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, absorvente íntimo, escova de dentes etc).
Ponto de arrecadação:
Rua Gabriel Gonçalves, n 288, bairro Aleixo. Referência: Na mesma rua da Seminf. Horário de 8 às 17h.
O grupo de amparo Projeto Verônica une forças na campanha de solidariedade e está recebendo doações que serão entregues no Aeroporto de Manaus para transporte ao Rio Grande do Sul. Os itens que a entidade está arrecadando até o dia 15 de maio são: roupas de cama, mesa e banho; água mineral; fraldas descartáveis; produtos de higiene pessoal; roupas e calçados; alimentos não-perecíveis e ração para pets.
Pontos de arrecadação oficiais e horários:
Terço Jovem - Segunda, a partir das 19h45 na Paróquia N. Sra de Nazaré
Dress Up - Das 10h às 17h, Av. Perimetral, 10 - Parque 10
Japurá Pneus - Das 08h às 17h, em todas as unidades.
Educac Brasil - Rua Terezina, 567. Bairro Adrianópolis. Dentro do Colégio Ida Nelson, Sala 02. - 08:30 às 20:30
Academia Spazio - 05:30 às 22h, bairro Dom Pedro
São Lucas Tintas - Rua Benjamin Constant, N4 - Petrópolis - Manaus/ AM, Segunda à sexta 8 às 17h / Sábado 8 às 12h
Abrigo FAIC - Av. Ajuricaba, 666 - Cachoeirinha - 08 às 17h
Escola de Direito - UEA - Av. Maior Gabriel n°767. Centro
A loja Fest Comercial também se comprometeu em receber doações e entregar no aeroporto de Manaus para que a companhia área Azul transporte as doações para o estado gaúcho. Os itens que podem ser doados são: roupas de cama, mesa e banho; água mineral; fraldas descartáveis; itens de higiene pessoal; roupas e calçados; alimentos não-perecíveis e ração para pets.
Local de entrega: Rua das Adradas, n 170, Centro.
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam) é mais um ponto de coleta de doações para vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O instituto está recebendo itens como: água mineral, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas descartáveis, alimentos, roupas de cama mesa e banho.
Endereço: Rua Barão de Solimões, n 12, Flores.
Os servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) estão realizando uma campanha interna em solidariedade e apoio ao povo gaúcho. Do dia 7 ao dia 10 maio, as três unidades do MPAM receberão doações.
Pontos de arrecadação:
Sede da Procuradoria- Geral da Justiça do Estado do Amazonas. Endereço: avenida Coronel Teixeira, bairro Nova Esperança;
Unidade Paraíba. Endereço: avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis;
Unidade Belo Horizonte. Endereço: Rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis.