O novo piso, instalado a nove metros do chão, foi pensado para aumentar o fluxo de turistas e de movimentação econômica no local
(Foto: Nilton Ricardo)
O Mirante Lúcia Almeida, no centro histórico de Manaus, ganhou um skyglass - plataforma de vidro - na manhã desta quarta-feira (23). O novo piso, instalado a nove metros do chão, foi pensado para aumentar o fluxo de turistas e de movimentação econômica no local.
Os primeiros turistas que desfrutaram da novidade foram Jeremy e Nayara Schere, casal de linguistas que vieram da Suíça e visitam a capital do Amazonas pela primeira vez. Eles ficaram encantados com a visão privilegiada que o skyglass proporciona diante de um trecho do Rio Negro.
(Foto: Nilton Ricardo)
“É interessante de ver, o nível do rio tá bem baixo e normalmente daria pra ver a água lá para baixo. Agora não dá porque o rio tá bem distante, mas eu gostei, é bonito” disse Nayara.
A estrutura é um piso laminado transparente composto por oito placas com 40 metros quadrados. Juntas, uma ao lado da outra, elas formam um arco completo, fechado com guarda-corpo, na varanda do mirante. Segundo as recomendações da Prefeitura de Manaus, cada peça pode ter até três pessoas ao mesmo tempo sem que a visão para o Rio Negro seja limitada. Quanto a capacidade de carga, cada metro quadrado suporta 300 quilos.
A produção das placas foi feita fora de Manaus e demorou seis meses para que tudo ficasse pronto. A prefeitura informou que todo o projeto foi executado com todas as medidas de segurança para garantir que não haja acidentes no local. A única ressalva foi para dias chuvosos, uma vez que o piso pode se tornar escorregadio. Neste caso, a orientação é acionar os funcionários do último andar do mirante para que eles possam realizar a secagem do skyglass.
Segundo o prefeito em exercício, Marcos Rotta, o skyglass engrandece toda a edificação do que é o Mirante Lúcia Almeida e contribui para que o espaço público possa ser ainda mais visitado, não apenas por turistas que vem de outras cidades, mas principalmente pelos próprios moradores da capital do Amazonas.
“A beleza da obra, da vista que se tem aqui do Rio Negro compensa qualquer tipo de medo de altura que se possa ter de ficar sobre o skyglass; e o medo a gente vence, como vencemos esse vazio que existia na cidade de Manaus pela ausência de locais como esse, que geram emprego e renda” disse o prefeito em exercício.
Nosso Centro
O diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB), Carlos Valente, destacou que a instalação do skyglass foi a última obra planejada para o Mirante Lúcia Almeida, agora em totalidade com a concepção do projeto inicial. Valente também lembrou que todo o dispositivo faz parte do programa de valorização e resgate do bairro, o Nosso Centro, que já entregou o largo de São Vicente, o casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355.
O município espera tirar do papel, ainda nos próximos meses, mais uma etapa do programa na rua Bernardo Ramos. A ideia é criar o segundo ponto de trabalho colaborativo dentro da mesma área. O primeiro é o Casarão Cassina.
“Chama-se Casarão São Vicente, a gente começa a licitação agora e vai ser uma estação que amplia o escopo e o espaço do Cassina para startups. Ainda tem muita coisa, tem projeto para refazer o largo da Matriz com a estações de transporte. Há muitos projetos que estão no PAC cidades” disse o diretor.