Nordeste do Brasil: natureza de tirar o fôlego, praias sem fim e magníficas cidades coloniais

acritica.com
online@acritica.com
09/02/2023 às 13:56.
Atualizado em 09/02/2023 às 13:56

O Brasil está em destaque neste mês, principalmente o Rio de Janeiro pelo seu Carnaval. Mas a poucas horas de avião, a região do Nordeste oferece aos viajantes que por lá se aventuram um resumo do que o Brasil tem de melhor: natureza de tirar o fôlego, praias paradisíacas e magníficas cidades coloniais.

Descubra um pouco mais sobre os encantos de Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e muito mais!

Mergulhe nas cidades coloniais do Maranhão

Do outro lado da baía de São Marcos, Alcântara mais parece um vilarejo, mas um passeio por suas ruas desertas de paralelepípedos faz com que você mergulhe na atmosfera da época colonial.

As velhas casas dos aristocratas e as igrejas parecem congeladas no tempo, e a vegetação tropical compete acirradamente pelo terreno com as edificações. É um dos sítios históricos mais autênticos do Brasil e um passeio muito agradável saindo da capital, São Luís.

Praia, Surf, Yoga e muita serenidade em Pipa

Parte do município de Tibau do Sul, Pipa é um pedacinho do paraíso no Nordeste do Brasil. Quer você seja um amante da natureza ou simplesmente esteja em busca de noites animadas, a Praia de Pipa é o destino dos sonhos.

A menos de 80 quilômetros de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, você encontra este pequeno paraíso onde pode aprender a surfar, praticar yoga ou apenas aproveitar o “dolce far niente” à beira mar.

Esportes aquáticos em Jericoacoara

No coração de um parque nacional servido apenas por trilhas de areia, Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza (CE), vai agradar aos viajantes que amam os esportes náuticos e estão em busca de um paraíso perdido. A cidade oferece muitas pousadas e restaurantes para todos os bolsos, um vento forte e constante que a torna ideal para a prática de Kitesurf ou Windsurf.

Do alto da majestosa duna do Pôr do Sol, uma das atrações turísticas mais importantes de Jeri, você pode admirar o pôr do sol. A costa do Nordeste oferece, de fato, um leque de história, cultura e natureza para agradar aos viajantes mais exigentes.

Maragogi, o “Caribe Brasileiro”

Maragogi é destino o preferido de turistas brasileiros e estrangeiros, pois é um dos lugares mais belos e reúne toda a magia tropical de Alagoas. A meio caminho de Maceió e Recife, Maragogi se destaca com quase 22 quilômetros de praias paradisíacas, com características próprias em cada uma.

Piscinas naturais transparentes, é o lugar ideal para você mergulhar em incríveis águas azul-turquesa e observar sua fauna e flora marinha. Seu apelido vem da semelhança com o panorama caribenho, principalmente de uma realidade turística. Na praia de Barra Grande existe um local muito conhecido e cobiçado, o Caminho de Moisés, um caminho que se abre na maré baixa e se estender por quase dois quilômetros. Ideal para aproveitar e descansar nas redes colocadas no meio do oceano e tirar bela fotos.

Livre de carros, Morro de São Paulo mantém seus antigos encantos

Os golfinhos brincam no mar e as águas verdes-azuladas batem nas praias ao redor de Morro de São Paulo, uma vila no extremo nordeste da ilha de Tinharé, na costa da Bahia. Morro manteve seus antigos encantos, embora já conviva com seu status de destino turístico. Sem ligação terrestre com o continente, para visitar o lugar você precisa escolher entre os trajetos de catamarã ou lancha.

A ilha recebe uma parcela generosa de turistas todos os anos, que vão em busca das suas belas praias de cartão postal e da vida noturna movimentada – um fabuloso paraíso tropical com faixas de areia, águas calmas e exuberante selva costeira.

Fernando de Noronha, um paraíso em pleno Oceano Atlântico

Um pequeno arquipélago ancorado a algumas centenas de quilômetros a nordeste da costa brasileira, pertencente ao estado de Pernambuco, Fernando de Noronha impõe um fluxo turistas limitado por se tratar de um “Santuário Ecológico”, classificado como Patrimônio da Humanidade desde 2000.

A ilha principal revela uma paisagem de natureza vulcânica composta por uma sutil mistura de picos rochosos, florestas cintilantes, um raro mangue e praias de beleza incomparável. Um espetáculo único é o dos golfinhos, na Baía dos Golfinhos. Entre as praias paradisíacas está a do Sancho, muitas vezes descrita como uma das praias mais bonitas do mundo.

Se você é apaixonado por caminhadas, poderá desfrutar das longas trilhas que circundam a ilha, admirando a rica e variada flora e tentar avistar as baleias, sob o olhar de milhares de aves marinhas que são tesouros ornitológicos do arquipélago.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por