Quarta Fit

“Não treino pesado porque não quero ficar grande”

Não é porque você está, supostamente, pegando pesado nos treinos que irá ficar monstruosa

Junio Matos
matos@acritica.com
29/11/2023 às 09:53.
Atualizado em 29/11/2023 às 09:53

(Foto: Divulgação)

Sério, toda vez que ouço essa icônica frase, minha primeira reação é rir internamente. Minha filha, eu que quero e faço tudo para ficar grande, não estou conseguindo, tu acha mesmo que treinando com uma carguinha a mais tu vai ficar? Hahaha, sonha! Mas eu percebi que esse “medo” parece ser real entre as mulheres que treinam, pois geralmente, só querem secar, perder a “pochete” e definir o corpo. 

Acontece que esse é um engano muito comum. Não é porque você está, supostamente, pegando pesado nos treinos que irá ficar monstruosa. Acredite, eu estou tentando e ainda não estou nem perto de onde quero chegar. Porém, eu entendo que é tudo questão de disciplina, paciência, treino e dieta sem errar. Em mais alguns anos eu consigo chegar lá de forma natural. Espero…

Agora voltando… Pegar pesado na academia não vai te deixar “masculinizada”. Esse parece ser o principal receio da maioria delas. Aí como o objetivo de grande parte do público feminino é apenas emagrecer, acabam indo mais pelo caminho do aeróbico do que da musculação. Mulheres produzem bem menos testosterona que os homens, logo, os ganhos de hipertrofia serão naturalmente menores. Mas lembre-se, se quer secar, construa músculos. Os músculos são os principais responsáveis pelo consumo de energia extra do corpo humano, a famosa gordura. Logo, uma pessoa com músculos, terá, proporcionalmente, menos gordura corporal. 

Segundo a personal trainer Soraya Machado, não é porque você treina que vai ficar ‘musculosa’. “A prática de exercícios físicos, incluindo a musculação, não necessariamente resulta em um aumento significativo do tamanho muscular. É possível obter inúmeros benefícios para a saúde e a forma física sem necessariamente desenvolver um corpo muito musculoso”, afirmou a profissional. 

(Foto: Soraya Machado, personal trainer)

 Diferentemente dos homens, as mulheres preferem dar ênfase no treinamento de músculos inferiores, mas ainda de acordo com com Soraya, todos os músculos devem ser trabalhados igualmente. “Alguns dos principais grupos musculares que podem ser priorizados para um treino equilibrado incluem músculos do core, como abdominais, oblíquos e músculos profundos das costas. Músculos das pernas, como quadríceps, posteriores e glúteos, pois trabalhar esses grupos musculares não apenas melhora a força, mas também apoia a estabilidade e a mobilidade nas atividades diárias. Músculos das costas, como os trapézios, deltóides posteriores e músculos lombares que são cruciais para manter uma boa postura e prevenir dores nas costas. E trabalhar os músculos dos braços, como bíceps, tríceps e antebraço, pois contribuem para a força funcional e a capacidade de realizar uma variedade de tarefas cotidianas”, apontou a personal. 

De acordo com a advogada Mariana Priscila, os treinos pesados fazem parte da rotina já há dois anos e agora ela procura apenas manter os resultados já obtidos. “Eu já entendi que não ficaria grande ou musculosa demais nem se tentasse, porque para isso iria requerer tratamentos hormonais específicos, além de muita disciplina. Eu estou feliz com meu corpo atualmente e procuro apenas manter. Quanto à rotina de treinos, tento permanecer na prática diária, porém, os afazeres às vezes me ‘sabotam’. Atualmente, treino assiduamente 6 vezes por semana. Tenho gostado bastante dos resultados obtidos com a musculação e assim pretendo me manter”, contou a advogada. 

Ainda segundo a personal, a musculação vai te ajudar a ter mais força e melhorar a estética corporal. “A musculação, quando combinada com outros tipos de exercícios, pode proporcionar aumento da força, melhoria da composição corporal, aumento da densidade óssea, melhor equilíbrio e resistência. O que determina se vai ficar ‘grande’ ou não são fatores como genética, dieta, quantidade de treinamento e, ainda, uso de hormônios. Ou seja, pode ficar tranquila porque para a maioria das mulheres ter um corpo muito musculoso é necessário um esforço intenso, específico e prolongado. Músculo é vida!”, finalizou. 

Em resumo, não se preocupe em pegar pesado na academia com medo de meter o shape da Gracyanne Barbosa, franguinha. Isso requer muito trabalho e só seria possível se você dedicasse sua vida exclusivamente para isso, com o objetivo de competir, tomando toda a suplementação adequada e ciclando de forma estratégica para conseguir uma hipertrofia acima do ‘normal’. Ou seja, não é nada fácil e rápido. Se não tá fácil pra quem quer ficar grande, imagina pra você que não quer. Hehehe. Faça seu treino diário, siga a dieta e faça sua refeição livre semanal que seus objetivos serão alcançados. Cuide-se!

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por