Em Davos

Multinacional e Ministério dos Povos Indígenas firmam acordo voltado para emergências climáticas

A iniciativa vai atingir aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados de territórios indígenas – quase 14% do território brasileiro e o equivalente à soma das áreas de França e Inglaterra

acritica.com
24/01/2025 às 17:07.
Atualizado em 24/01/2025 às 17:07

Na foto, Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar; o secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, e a advogada Marina Blattner (Foto: Divulgação)

Em sinergia com a criação da ODS 18 para Igualdade Étnico-racial, Tercio Borlenghi Jr, presidente da Ambipar, multinacional brasileira líder em soluções ambientais, e o Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena, celebram parceria por meio de Protocolo inédito com o objetivo de promover ações voltadas ao combate e prevenção a incêndio, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da resiliência em territórios indígenas. 

A parceria inédita, que faz parte da estratégia do MPI em incluir o setor privado na responsabilização global da preservação das terras indígenas, abrange iniciativas que incluem suporte técnico para capacitação em prevenção e resposta a eventos extremos, desastres e combate a incêndios, reflorestamento de áreas desmatadas, desenvolvimento de projetos de bioeconomia, conservação e educação ambiental, além da promoção da economia circular e da gestão eficiente de resíduos sólidos.

A iniciativa vai atingir aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados de territórios indígenas – quase 14% do território brasileiro e o equivalente à soma das áreas de França e Inglaterra. 

A parceria também busca fomentar a geração de renda por meio da formação profissional de jovens para atividades de preservação ambiental, de projetos sociais e da valorização de serviços ecossistêmicos, a partir de consulta com as comunidades, nos termos da convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), alinhando esforços para contribuir com o bem viver e a inclusão dos povos indígenas no contexto de uma agenda ambiental integrada e inovadora.

“Acreditamos no poder da colaboração para transformar desafios em oportunidades sustentáveis. Esta parceria reforça nosso compromisso com soluções que gerem impacto positivo para as pessoas e o planeta, especialmente para as comunidades indígenas, que têm um papel fundamental na preservação ambiental”, destaca Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar.

“O Ministério dos Povos Indígenas reforça que essa parceria é uma importante ferramenta para consolidar políticas públicas culturalmente adequadas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos direitos dos povos originários, garantindo que os benefícios dessas ações cheguem de forma efetiva às comunidades”, afirma o secretário-executivo do MPI, Eloy Terena.

Sobre a Ambipar 

A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 41 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI). 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por