Fiscalização

Motociclistas são alvo de fiscalização na zona leste de Manaus

Em 2024, houve um aumento de 31% no número de motociclistas mortos no trânsito de Manaus, comparado com o ano anterior.

Lucas Motta
05/02/2025 às 11:28.
Atualizado em 05/02/2025 às 11:28

(Foto: Daniel Brandão)

Motociclistas com documentação ou equipamentos irregulares foram alvo de fiscalização na manhã desta quarta-feira (05), na zona leste de Manaus. Prefeitura espera manter a redução do número de acidentes de trânsito envolvendo os condutores no mês de fevereiro. 

A operação “Cavalo de Aço”, realizada pelo Instituto Municipal de Mobilidade de Mobilidade Urbana (IMMU), com apoio do Batalhão de Policiamento Trânsito da (BPTran) e Guarda Municipal ocorreu na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado para fiscalizar itens de segurança e documentação dos condutores de motocicleta em uma das zonas com maior incidência de acidentes de trânsito, de acordo com a Prefeitura. 

O diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, informou que a campanha vai ser intensificada em todas as zonas da cidade de Manaus de acordo com o mesmo protocolo de conduta, o que significa que as ações vão manter o mesmo padrão de abordagem: caso qualquer irregularidade grave seja constatada, como alteração do escapamento fora dos limites legais, a motocicleta poderá ser retida. 

(Foto: Daniel Brandão)


(Foto: Daniel Brandão)

 “A gente insiste em reforçar esse tipo de fiscalização com o objetivo de segurança viária, algumas das autuações cabe como medida administrativa a remoção e é isso o que pretendemos… geralmente são essas motocicletas que andam em alta velocidade, ameaçando pedestres”, disse. 

Um dos condutores abordados na manhã de hoje, Ismael da Silva, disse que esse tipo de operação precisa acontecer com maior frequência na cidade de Manaus para evitar que a imprudência no trânsito possa vitimar “pessoas inocentes”. Para ele, que trabalha como motorista por aplicativo, o sentimento é que muitos colegas de profissão desrespeitam as regras de segurança. 

“É até melhor porque tem muita gente aí que anda de qualquer jeito, também o pessoal que rouba as motos, e é até melhor [que ocorram as operações] porque gera segurança pra nós mesmos, que trabalha por aplicativo”, disse. 

Ismael da Silva, motociclista de aplicativo (Foto: Daniel Brandão)


Ismael da Silva, motociclista de aplicativo (Foto: Daniel Brandão)

 Acidentes de trânsito

 A Prefeitura de Manaus busca seguir com uma marca positiva alcançada em janeiro, quando o número de mortes provocadas por acidentes de trânsito caiu em 40% frente ao mesmo mês de 2024, saindo de 22 para 13 dentro do nível de comparação, segundo o IMMU. Stanley também destacou que os esforços do município para a Avenida do Turismo, considerada a via mais perigosa para os condutores, deram resultados. No ano passado foram instalados radares de segurança em sete regiões da pista; do dia 2 ao 31 do mês passado eles registraram 17.698 infrações de trânsito. 

“Vale salientar também que não tivemos, nesse início de ano, nenhum acidente fatal na Avenida do Turismo, visto que colocamos por lá os radares de velocidade e, consequentemente, tivemos um resultado positivo onde muitas pessoas já morreram por excesso de velocidade”, explicou. 

Em 2024, houve um aumento de 31% no número de motociclistas mortos no trânsito de Manaus, comparado com o ano anterior.  Eles representam 158 vítimas fatais, no total de 309 pessoas mortas nas vias da capital amazonense, no mesmo período. Em 2023, 120 pessoas morreram em colisões envolvendo motos, evidenciando uma tendência crescente de risco para esse grupo. Nos registros de acidentes fatais em geral, houve o aumento de 21% de mortes no trânsito, nos últimos 12 meses. É o maior percentual nos últimos 24 anos, de acordo com o IMMU.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por