David Almeida (Avante) colocou a cidade de Manaus à disposição para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em 2025 depois do anúncio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP 27, no Egito
(Foto: Arquivo AC)
O prefeito David Almeida (Avante) colocou a cidade de Manaus à disposição para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em 2025 depois do anúncio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP 27, no Egito.
“Manaus está à disposição para sediar a COP30, da ONU. O mundo deve continuar com os olhos voltados para a Amazônia. Especificamente sobre nossa cidade, temos o maior modelo de desenvolvimento econômico, a Zona Franca de Manaus, que mantém 97% da nossa floresta preservada. É equilíbrio e solução para o Brasil e para o planeta”, afirmou o prefeito.
Nesta terça-feira (16), Lula expressou a vontade de que a COP 30 seja sediada por um estado da Amazônia brasileira e apontou o estado do Amazonas e o Pará como possíveis sedes.
“Aí vocês vão discutir entre vocês quem é que tem mais a oferecer do ponto de vista de infraestrutura para receber milhares de pessoas que vão se dirigir ao estado”, disse Lula ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, durante evento com consórcio de governadores da Amazônia Legal, na COP 27.
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou hoje apoio à proposta do petista de realizar a Cúpula do Clima em um estado amazônico brasileiro. Macron é a primeira autoridade mundial a endossar o pleito de Lula.
O anúncio instala uma disputa entre dois estados, caso Lula consiga convencer a Organização das Nações Unidas (ONU) a realizar o evento no Brasil.
Em 2009, Manaus levou a melhor e desbancou Belém do Pará e foi escolhida sede da Amazônia para jogos da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.
Naquela época, o Amazonas tinha relacionamento estreito com o governo Lula que estava no seu penúltimo ano.
Tanto o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima (UB) fizeram campanha para o presidente Jair Bolsonaro (PL) derrotado nas eleições e ainda nenhum dos dois fizeram contato com Lula, apesar disso há vontade de estreitar relação com o governo federal.
Por outro lado, o governador do Pará Heldder Barbalho é aliado do presidente eleito e integra a comitiva de Lula na COP 27. Barbalho já manifestou interesse no evento.